#tbtAPS | 20 anos do lançamento de Amélie Poulain e ainda tento entender o hype

Dessa vez, Amélie Poulain não é minha favorita


Esse mês o filme francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" completa 20 anos do lançamento! E ele foi o escolhido pelos seguidores do All POP Stuff no instagram para relembrarmos. Com 57% dos votos, o longa venceu outra produção que também comemora 20 anos em 2021, "Donnie Darko".

Por incrível que pareça, eu nunca tinha visto "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Já vi diversas pessoas recomendarem ele, falando super bem, mas não me parecia o tipo de filme que eu iria gostar. Até que um dia eu resolvi dar uma chance. Mas estava com sono e dormi nos 15 primeiros minutos.

Bem, até que chegou o dia de hoje e encarei esse desafio. E sinto informar, mas eu estava certa, não é meu tipo de filme. Eu terminei de assistir e só consegui pensar qual foi o motivo de tanto hype em cima dele.

O longa mostra a história de Amélie Poulain, uma jovem garçonete que levava uma vida comum em Paris, depois de se mudar do interior. Até que ela encontra uma caixinha escondida na parede do banheiro de seu apartamento. Lá dentro tem uma foto em preto em branco e alguns brinquedinhos de criança. Ela então começa uma busca para descobrir quem era o antigo morador de seu apartamento, e devolver a caixinha.

No meio do caminho vamos conhecendo as pessoas que fazem parte da rotina de Amélie, como suas colegas de trabalho e os fregueses da lanchonete, seu vizinho idoso, sua vizinha viúva, e o dono da quitanda e seu funcionário. Amélie consegue encontrar o dono da caixinha, se sente feliz por ajudar e trazer alegria pra alguém, então decide continuar mexendo os pauzinhos e influenciando de forma positiva outras pessoas à sua volta.

Até aí o filme estava um grande 'tá, mas e daí?', até que Amélie se apaixona por um desconhecido em uma estação de trem. Não vou dar muitos spoilers sobre isso, mas esse enredo ganha destaque no filme, ao mesmo tempo que acompanha as subtramas já apresentadas.

O filme não me prendeu, essa é a verdade. Achei a história muito arrastada. A Amélie é uma gracinha, e pra mim foi isso que salvou. Se não fosse o carisma dela, eu não teria aguentado ver até o final. O personagem do vizinho idoso e do funcionário da quitanda também são bacanas, e acho que tiveram os melhores enredos do longa. 

Fora isso, são todos bem entediantes. Sem contar um personagem machista e abusivo, mas não vou levar tanto em consideração isso, já que o filme foi lançado em 2001. De maneira geral, acho que a ideia do roteiro é boa, só não foi bem executada. Além disso, não gostei da fotografia amarelada também, mas esse é um mero detalhe. 


Procurando sobre "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" para escrever esse texto, me surpreendi ao ver que ele foi bem premiado. Recebeu cinco indicações ao Oscar, nas categorias Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original; uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; e ganhou dois prêmios no BAFTA, nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção.

Já sua atriz principal, Audrey Tautou, realizou diversos trabalhos depois disso, incluindo "O Código Da Vinci" e "Coco Antes de Chanel". Esse não é um filme que eu recomendaria pra alguém, mas pelo menos agora eu posso dizer com propriedade que não gostei. E pelo menos valeu a pena pela atuação da Audrey, que foi super boa. Confira onde assistir aqui.

E você, gosta de Amélie Poulain? Deixa seu comentário aqui ou em nosso instagram! Eu vou adorar conversar com quem gostou e tentar entender melhor.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A