Spotify e as playlists para compositores

Agora os compositores tem playlists oficiais


Se tem uma curiosidade que tenho tido cada vez mais ao ouvir uma música, ainda mais as que gosto e salvo em alguma playlist, é procurar quem é o responsável pela composição. Felizmente, as plataformas de áudio cada vez mais disponibilizam essas informações de maneira completa. No Spotify por exemplo, você pode ir na informação da música e selecionar 'Mostrar Créditos'. Já na Deezer é 'Consulte créditos musicais'.

Há um tempo percebi que o Spotify está criando playlists oficiais para compositores dos Estados Unidos e Reino Unido. Todas com o título 'Written by + Nome do compositor'. O que facilita muito a conhecer mais do que ele produz e até ver que algumas músicas, mesmo de artistas diferentes, se conectam de alguma forma. O mais legal é que as músicas são adicionadas automaticamente nas playlists no momento que ela é creditada.

Acompanhar esse tipo de informação, também fez com que notasse como algumas parcerias de composição são mais frequentes. Um exemplo são os cantores e compositores MNEK, Kamille, Victoria Monét, Tayla Parx, RAYEDaHeala, Bonnie MckeeAli Tamposi. Em inúmeras músicas eles estão fazendo sucessos juntos para grandes artistas, como Little Mix, Ariana Grande, Dua Lipa, Beyoncé, Jess Glynne, Alicia Keys, Janelle Monáe, Prince Royce, 5 Seconds of Summer, Justin Bieber The Weeknd, Katy Perry, Kelly Clarkson, entre muitos outros.

Vale lembrar, que a funcionalidade ainda não foi disponibilizada para compositores latinos, a não ser aqueles que possuem algum vínculo com gravadoras dos Estados Unidos e Reino Unido. Como é o caso de GALEGaby Music e Andrés Torres, que já fizeram composições para Anitta, Lele Pons, Luis Fonsi, Sebastian Yatra, Becky G, entre outros.

Enquanto o Spotify não libera uma forma mais prática para os compositores organizarem suas músicas, é possível solicitar sua página completando um formulário, que no momento ainda é necessário o vínculo com uma gravadora ou distribuidora de música para criar essa conexão na plataforma. De acordo com eles, muito em breve opções para artistas independentes serão disponibilizadas.

O que posso dizer sobre essa busca por compositores é que além de conhecer novos artistas e a voz de quem está por trás de músicas famosas, é legal ver como eles seguem suas carreiras na música (com álbuns, EPs, singles e muitas parcerias), mantem um vínculo em diversos trabalhos e também trabalham como produtores para artistas independentes ou gravadoras. Que essa funcionalidade chegue logo por aqui, para conhecermos cada vez mais novos artistas.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A