Feira do Livro de Santa Maria 2022 apresenta Patronesse e Homenageados

Feira chega a 49ª edição


Depois de dois anos realizando a Feira do Livro de Santa Maria no período de outubro, devido a pandemia da covid-19, a 49ª edição voltará a ser realizada no primeiro semestre do ano, entre 29 de abril a 14 de maio de 2022, na Praça Saldanha Marinho.

Na última sexta, 11 de março, foram anunciados a Patronesse e Homenageados:

A patronesse da edição de 2022 é a pesquisadora, professora e escritora Nikelen Witter. Nikelen é professora do Departamento de História da UFSM e dedica-se a investigações de questões que envolvam Gênero e a História das Mulheres na época Contemporânea. Como escritora, é uma das mais importantes representantes no Brasil do gênero steampunk. Nikelen recebeu recentemente o prêmio Açorianos de Conto, com ‘Dezessete Mortos’.

Maria Esther Gomes de Souza foi escolhida como professora homenageada desta edição, com detaque para o trabalho de inclusão que faz com surdos da Escola Reinaldo Coser.

O escritor homenageado (póstumo) é o compositor Mario Eleú da Silva, que morreu em 30 de janeiro deste ano. Compositor nativista e natural de Quaraí, Mário Eleu é conhecido por músicas como Orelhano e Provinciano. Com suas composições, venceu festivais do Estado e também foi jurado da Tertúlia Musical Nativista. Além de compositor e médico, Mário também passeou pela literatura, escrevendo prosas e poesias. Suas obras mais recentes são “Velho Doutor” e “Ginete de Ilusões”, ambos expostos na Feira do Livro de Santa Maria em 2021.

A programação da 49ª Feira do Livro de Santa Maria será lançada em breve e se você é autor e deseja realizar o lançamento do seu livro, os autores devem solicitar o formulário de inscrição até 08 de abril no e-mail feiradolivrosm73@gmail.com.

A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Câmara do Livro. A produção cultural é de Denise Copetti. A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A