Encontrando a luz dos sonhos em 'Apresentando, Nate'

Comédia traz protagonista que tem o sonho de estrelar um musical


Com roteiro e direção do autor da séries de livros, Tim Federle trouxe para o Disney+ um possível início de um universo de musicais originais, com o incrível 'Apresentando, Nate' (Better Nate Than Ever). Baseado na trilogia de livros, lançada em 2013, o filme apresenta a trajetória de Nate, que sonha em fazer musicais e seguir uma carreira na Broadway, mesmo sem o apoio e confiança total de seus familiares.

Nate Foster (Rueby Wood) é um aluno do ensino fundamental que, junto com sua melhor amiga, Libby Reneé (Aria Brooks), participa das seleções para as peças teatrais da escola. Seu grande sonho é um dia ser protagonista. Mas mesmo sabendo do seu potencial, não recebe apoio ou oportunidades para isso.

Tudo começa a mudar quando Libby mostra que vai acontecer em Nova York uma seleção para um musical de 'Lilo & Stitch' e vê que é a oportunidade perfeita para Nate participar. Sabendo como seria a reação de sua família, e principalmente de Anthony (Joshua Bassett), que nunca quis de conhecer o talento do irmão, o garoto decide que fugir de casa não era a melhor opção. Até saber que seus pais e o irmão não estariam em casa nos próximos dias.


Em uma jornada de ônibus, Nate e Libby saem de Pittsburgh para Nova York e ali percebem que a vida deles pode realmente mudar e que, muitas vezes, as limitações de uma cidade pequena podem realmente impedir grandes talentos de crescer e atingir novos objetivos. Por lá, além das dificuldades para participar da seleção do musical, Nate reencontra sua tia Heidi (Lisa Kudrow), que afastou-se da família para seguir seu sonho nos teatros, mesmo não sendo tão bem sucedida inicialmente.

Como um filme que fala de musicais, nada melhor do que trazer referências, como 'Wicked', 'West Side Story' e 'Um Violinista no Telhado'. Além disso, a trilha sonora original, criada por Gabriel Mann, traz muito uma essência do musical 'Hairspray'. Imagino que até venha com referência da temática dos filmes. E claro, faz referência ao principal aplicativo usado na faixa etária do público: o TikTok.


'Apresentando, Nate' é uma história de amor ao teatro, aos sonhos e a possibilidade de encontrar sua luz. Para o protagonista, essa luz vem a partir de um reencontro familiar que faz toda a diferença na vida do adolescente. Ali ele entende que precisa estar perto de quem o incentiva e apoia seus sonhos. 

Infelizmente essa falta de visão ainda interfere na vida de inúmeras crianças e jovens, que já foram desacreditados dos seus sonhos ou ideias, por parecer impossível ou por simplesmente as pessoas terem vergonha de quem eles realmente são. E posso afirmar, que acontece muito, até mesmo na vida adulta. Porém precisamos seguir em frente e encontrar apoio em quem realmente confiamos e que pode nos ajudar.


Um ponto a ser destacado é a Disney ocultando, mais uma vez, a orientação sexual de seus personagens. Não é de hoje que isso acontece e já existe todo um movimento dos funcionários contra a empresa, que deveria ser algo efetivo e não uma maneira de vender mais produtos. Os personagens LGBTQIAP+ tem o direito de falar o que sentem, mostrar quem realmente são e não deixar nas entrelinhas, como aconteceu no filme.

Uma curiosidade é que no livro original, o musical que Nate quer fazer parte é uma adaptação de 'E.T. O Extraterrestre'. Mas como a produção é da Disney, a troca para um musical de 'Lilo & Stitch' faz todo sentido. Por enquanto os livros não foram lançados no Brasil, mas ficamos na torcida para que alguma editora anuncie em breve a publicação.

Apesar de ser uma trilogia na literatura, ainda não foi confirmado se o filme ganhará uma sequência. Mas sem dúvidas seria ótimo ver Nate e Libby mais uma vez nas telas, com uma nova aventura.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A