Conheça a programação completa da 50ª Feira do Livro de Santa Maria

São 16 dias de programação cultural e literária


A 50ª Feira do Livro de Santa Maria acontece de 28 de abril a 13 de maio de 2023, de domingo a sexta, das 13h30 às 19h30, e sábados, das 10h às 19h30.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, dia 28 de abril

14h30 - Espetáculo A Caligrafia da Dona Sofia - Cia Retalhos (Theatro Treze de Maio)

Lá do alto da colina, D. Sofia, uma professora aposentada, busca entender qual o seu lugar no mundo. Acompanhada de Seu Ananias, o carteiro mais simpático do vilarejo e das fadas poéticas, adentra em uma aventura poeticamente linda, cheia de emoção. Faixa Etária: Livre   Duração: 1 hora

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

17h - Lançamento da Revista do Centenário da Gráfica Palotti e Revista Rainha (Organização: Gráfica Palotti)

17h30 - Intervenção Personagens O Circo do Mundinho Feliz - Grupo Teatro Por Que Não? (Praça Saldanha Marinho)

18h - Abertura oficial da Feira: homenagens aos patronos e retrospectiva das 50 edições da Feira do Livro (Theatro Treze de Maio)

Sábado, dia 29 de abril

10h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

10h - Lançamentos de livros no Espaço de Lançamento 

15h - Espetáculo As Aventuras do Fusca a Vela (Theatro Treze de Maio) (Grupo Ueba Produtos Notáveis)

O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. 

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

Domingo, dia 30 de abril

15h - Espetáculo Baú Brasil Criança (Theatro Treze de Maio) (Grupo Alecrim - com Marcelo Schmidt e Camila Borges)

Tito e Toinha vieram de uma família de artistas e viajam por todo o mundo... Tito leva suas poesias e suas músicas por todos os lugares que passa, com ele tudo vira música. Toinha já nasceu dançando, herdou essa arte da família e toda vez que coloca suas sapatilhas de bailarina embarca em um mágico sonho. Tito e Toinha percorrem várias cidades, bairros e vilarejos para preservar a essência artística que habita seus imaginários e seus corações, levando a paixão e o amor pela arte.

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

17h - Coral Grupo Reflexus - Theatro Treze de Maio

O Grupo Vocal Reflexus é formado integralmente  por  ex-cantores do Coral da UFSM, que participaram em diferentes momentos,  ao longo das décadas,  e hoje residem em distintas cidades e estados brasileiros. Sua fundadora e regente é a professora aposentada do Departamento de Música da UFSM,  Zobeida Prestes. O grupo fará uma apresentação em duas partes, mostrando na primeira um repertório erudito e na segunda um repertório  de música popular.

19h - Livro Livre: Duca Leindecker - Palestra “Música e literatura”  (Theatro Treze de Maio)

Duca Leindecker é instrumentista, compositor, produtor artístico e escritor. Seu primeiro livro, “A Casa da Esquina”, se tornou um best-seller, com mais de 12 edições. O segundo, “A Favor do Vento”, já tem roteiro adaptado para o cinema. Sua obra tem amplo trânsito nas escolas e universidades. Em 2013, lançou seu terceiro livro: “O Menino que Pintava Sonhos”.

Segunda-feira, dia 1º de maio

15h - Espetáculo Lógica Ltda (Ilógica Cia) - Theatro Treze de Maio

O espetáculo LÓGICA LTDA narra a rotina de dois funcionários da empresa “Lógica Ltda.”. Ambos passam a maior parte de seus dias entre ordens , metas e embalagens. A vida deles é organizar, catalogar e despachar encomendas.

Dia 02 de maio | terça-feira

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém - Praça Saldanha Marinho 

17h - Santa Maria no multiverso da leitura - Theatro Treze de Maio

BookTokers, BookTubers, BookTwitters, BookInstagrams, Podcasters e Blogueiros. Todos juntos e misturados nesse universo de leitura, divulgação e aclamação de histórias e autores. Nessa conversa, vamos abordar possibilidades de divulgação, o contato e recepção do público leitor com criadores de conteúdo literários e de entretenimento, que compartilham suas opiniões e recomendações sobre a literatura. 

Mediação: Lucio Pozzobon

Participantes: Denys Schmitt, Laura Coelho, Natássia Gabaia e Vitória Damian

19h - Livro Livre: SANKOFA: não vamos falar de nossas cicatrizes - Theatro Treze de Maio

O espetáculo Sankofa: não vamos falar de nossas cicatrizes tem por objetivo homenagear o 20º aniversário de publicação do livro “Os Problemas de Júnior” da escritora santa-mariense Maria Rita Py Dutra. A história foi publicada pela primeira vez em 13 de maio de 2003, coincidindo com a data do Centenário da Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio ,hoje denominada Museu Treze de Maio (MTM). 

Sankofa significa “nunca é tarde para voltar e apanhar o que ficou para trás”. O   ideograma Sankofa é representado por um pato, com o pescoço voltado para trás, carregando uma bolinha na boca. É preciso voltar ao passado e resolver o que ficou pendente.

Através da arte, da expressão corporal, da literatura, a proposta pretende ressignificar a luta antirracista e recontar uma história que está invisibilizada. Transformar a tristeza e a dor em enriquecidos fazeres artísticos, exaltando a ancestralidade negra que abriu caminho para chegarmos nos 20 anos do livro “Os Problemas de Júnior”.

Terça-feira, dia 02 de maio

14h30 - Histórias do Velho do Saco (Theatro Treze de Maio) (Cia Meia Palavras)

A lendária figura do “Velho do Saco” ou do “Velho do Surrão” registrada por Câmara Cascudo é revisitada, para recontar histórias autorais onde o protagonismo do velho e velha como presença sábia recupera tramas e enredos diversos, cheios de humor e poesia. Faixa etária: de 6 a 15 anos e público geral  Duração: 45 minutos

17h - Cantigas do Rock com  Vinicius Brum  (Coreto da Praça)

19h - Livro Livre: Histórias do Velho do Saco, com Luciano Pontes (Theatro Treze de Maio)

Histórias do Velho do Saco é uma sessão de contos oralizada e cantada pelo ator e escritor Luciano Pontes, que pesquisa na oralidade, nos contos populares e nas linguagens teatrais procedimentos de criação. A lendária figura do “Velho do Saco” ou do “Velho do Surrão”, registrada por Câmara Cascudo, é revisitada, para recontar histórias autorais onde o protagonismo do velho e velha como presença sábia recupera tramas e enredos diversos, cheios de humor e poesia. 

Quarta-feira, dia 03 de maio

14h30 - Espetáculo O Museu Desmiolado (Theatro Treze de Maio) (Trupe Onde a palavra se diverte)

Espetáculo verbo-cênico-musical, desdobramento do premiado livro Museu Desmiolado do poeta e cantador Alexandre Brito. De maneira surpreendente e divertida, aborda a temática dos museus utilizando canções, poemas e palhaçaria. Faixa Etária: Livre   Duração: 50 minutos

15h30 - Apresentação FLICTS - Teatro do Projeto Pallotti - Praça Saldanha Marinho

17h - Apresentação Andreah Peres Espaço de Dança e Recital Poético CAPOSM - Coreto da Praça

19h - Livro Livre: Museu Desmiolado (Theatro Treze de Maio)

Quinta-feira, dia 04 de maio

14h às 16h: A charge nos contos de fada: Oficina de desenhos de humor com Elias Monteiro (EEEM Humberto de Campos)

14h30 - Tarde inclusiva: contação de histórias e cinema - Theatro Treze de Maio

Sessão de contação de histórias da Lenda da Erva Mate, com Daniela Varotto,e exibição do documentário "Quando te avisto" da TV OVO (2020). Com tradução em libras. Faixa Etária: a partir de 10 anos   Duração: 45 minutos

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

19h - Livro Livre Cine TV OVO: audiovisual e memórias - Cidade de Lona (documentário) - Theatro Treze de Maio 

Bruno Martins, 30 anos, a partir de um achado na estante de casa, procura organizar e conhecer as histórias e as memórias do Bairro Nova Santa Marta, a maior ocupação urbana organizada da América Latina. Direção: Paulo Tavares.  

Sexta-feira, dia 05 de maio

14h30 - Espetáculo Kiriku: a lenda do menino guerreiro (Theatro Treze de Maio)

Kiriku é um recém nascido que sabe falar, andar e correr. O menino se incumbe de salvar a sua aldeia de uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres. Ao final, o menino que guerreia sem armas, desvenda o mistério da feiticeira de uma forma inesperada. Faixa Etária: Livre  Duração: 45 minutos

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

19h - Livro livre - bate-papo e música com Clarissa Ferreira  (Theatro Treze de Maio)

Bate-papo e música com a autora de “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” (2022), pela Editora Coragem.  Violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do RS, Clarissa Ferreira é bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós graduanda em Arteterapia.

Sábado, dia 06 de maio

10h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

10h - Giro Histórico - caminhada pelo patrimônio do Distrito Criativo (Grupo de extensão Mapeando Memórias/ UFN)

15h - Espetáculo Serena Procura um Planeta (Theatro Treze de Maio) (Teatro Por Que Não?)

Serena é uma habitante do planeta Bacalate que não se conforma em viver seus dias fazendo as mesmas coisas que seus conterrâneos: plantar abacate, colher abacate, comer abacate, tomar banho com sabonete de abacate… Por isso ela decide sair em uma viagem pelo universo e desbravar novos planetas! Uma aventura na qual Serena vai conhecer mulheres inspiradoras em sua jornada pelas estrelas. Faixa Etária: Livre Duração: 50 minutos

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

17h - "A música missioneira. A gênese, o criador e a criatura".  Charles Arce e Laura Guarany cantam Noel Guarany/João Sampaio - Coreto da Praça

19h - Livro Livre com Ricardo Borges Quarteto (Theatro Treze de Maio)

Com repertório instrumental, o show "Ricardo Borges Quarteto" reúne standards do jazz/mpb, releituras de chorinhos conhecidos (Jacob do Bandolim e Pixinguinha) e composições próprias de Ricardo Borges. Na banda estão os músicos: Lenon de Paula (bateria), Erick Correa (violão), Guilherme Glienke (contrabaixo acústico) e Borges (Guitarra e Bandolim).

Domingo, dia 07 de maio

15h - Espetáculo Sonho Infantil (Theatro Treze de Maio) (Grupo Bonecos da Montanha)

O bonequeiro Nelson Haas conta, através de seus personagens, a história de um menino que queria ser artista. Um espetáculo para toda família viver momentos de alegria e felicidade. Faixa Etária: Livre  Duração: 40 minutos

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

17h - Sarau dxs Atrevidxs (Coreto)

19h - Livro Livre - Espetáculo Histórias do Carlão (Theatro Treze de Maio)

Nesta história de boneco de luva (fantoche) Carlão, além de bater um papo bacana com a audiência, conta sua primeira experiência no Brasil, 20 anos atrás. E foi em Santa Maria!! Para rir muito e repensar as “certezas” que todos temos. Descontraído, para toda família.

Segunda-feira, dia 08 de maio

14h30 - Apresentação A Fubica da Vovó (Theatro Treze de Maio)

Um espetáculo para toda a família que conta com poesias de Humberto Gabbi Zanatta e músicas de Tuny Brum. O show é guiado pela Vovó e sua fubica especial, numa viagem pelo imaginário das crianças, destacando as brincadeiras de infância e as peripécias da vida do campo. Faixa Etária: até 10 anos   Duração: 50 minutos

18h30 - Coral da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Coreto)

19h - Livro Livre - Pão de Queijo e Chimarrão, com Diego Dias (Vera Loca) e Veco Marques (Nenhum de Nós) (Theatro Treze de Maio)

Projeto lançado por Diego Dias (Vera Loca) e Veco Marques (Nenhum de Nós), com releituras instrumentais de clássicos da música mineira com uma roupagem regional do sul. O repertório promete homenagens aos 50 anos do Clube da Esquina e aos 80 anos de Milton Nascimento, intercalados com sucessos de nomes como Flávio Venturini, Lô Borges, Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Márcio Borges e Samuel Rosa.

Terça-feira, dia 09 de maio

14h30 - Apresentação “Ananse - o primeiro contador de Histórias” (Theatro Treze de Maio)

Conta a lenda que houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois todas ficavam guardadas em um baú mágico em poder do deus do Céu Nyame. Ananse, um astuto homem-aranha, fez uma teia do chão até o céu e foi pedir ao deus Nyame o baú mágico para trazer para a terra. Nyame desafiou Ananse a cumprir quatro tarefas muito difíceis em troca do baú: capturar Osebo, o leopardo de dentes terríveis; Mmboro, os marimbondos que picam como fogo; Moatia, a fada que nenhum homem ou mulher conseguiu ver; e por último, capturar a grande Jibóia Onini. Ananse corajosamente topou a aposta e entrou numa aventura em busca de seus objetivos. Faixa Etária: a partir dos 4 anos  Duração: 45 minutos

19h - Livro Livre - Afonso Cruz (Portugal) (Theatro Treze de Maio)

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico português. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas de Madeira. Foi vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2010 com Enciclopédia da Estória Universal e em 2012 do Prêmio da União Europeia de Literatura com “A boneca de Kokoschka”. Autor dos livros “Jesus Cristo bebia cerveja” (2014), “Flores“ (2016), “Vamos comprar um poeta” (2016), entre outros.

Quarta-feira, dia 10 de maio

14h30 - Apresentação As aventuras de Emília e Dom Quixote (Theatro Treze de Maio)

Emília e Dom Quixote de La Mancha são dois personagens da literatura com pontos em comum: ambos saíram de dentro de um livro! Eles apresentam ao público o universo em que estão inseridos e como se conheceram. A montagem é baseada no Livro “Dom Quixote das crianças", de Monteiro Lobato. Dom Quixote é um cavaleiro armado que, junto de seu fiel escudeiro, duela com os mais inusitados inimigos. Desde moinhos de vento que se transformam em gigantes a exército de ovelhas! Mas o que vai acontecer quando eles saírem do livro e se encontrarem com Emília? Com certeza, muita confusão! Faixa Etária: Livre

18h30 - Cena MEU LIVRO, do espetáculo teatral "Através das Pupilas" (Coreto)

19h - Livro livre com Pedro Lamares (Portugal) (Theatro Treze de Maio) - A poesia é uma arma carregada de futuro

Gabriel Celaya dá o mote a um recital que vem de Gil Vicente e Camões aos autores contemporâneos, com os olhos bem fincados no nosso tempo, em busca de futuro. Fala-se de amor e morte (os grandes temas universais da poesia), mas também do medo, de discriminações (raciais, sexuais ou religiosas) e de esperança. 

Quinta-feira, dia 11 de maio

14h às 16h: A charge nos contos de fada: Oficina de desenhos de humor com Elias Monteiro (Praça CEU)

14h30 - Apresentação Circo de Umbigo (Theatro Treze de Maio)

Inspirados pelos circos de lona, o espetáculo "Circo de Umbigo" tem o formato clássico de um Variete, com números que transitam pela palhaçaria, malabares, acrobacias, músicas e bambolês. Através do humor e do encanto do universo circense, o espetáculo toca em questões sociais relacionados à diversidade, empatia e gênero de uma forma leve e divertida. Faixa etária:  Livre

15h - Dança do Projeto Pallotti (Coreto)

19h - Livro Livre - Ailton Krenak (Theatro Treze de Maio)

Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. Ailton é também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro. 

Ailton participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, na qual protagonizou uma das cenas mais marcantes da mesma: em discurso na tribuna, pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, segundo o tradicional costume indígena brasileiro, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos povos indígenas brasileiros. É o primeiro indígena a assumir uma cadeira em academia de letras, sendo o mais novo membro da Academia Mineira de Letras.

Sexta-feira, dia 12 de maio

14h30 - Apresentação Contos de Folha e Flor (Theatro Treze de Maio)

Os Contos de Folha e Flor são para meninos e meninas que não se identificam com os típicos príncipes e princesas dos contos de fadas. Afinal de contas, as maiores virtudes de um caráter não são exclusivas ao herói. Nas lindas histórias de Folha e Flor, as heroínas vencem os desafios com esforço, coragem e muita inteligência. Com arte, teatro e música é fortalecida a noção de igualdade na escola, no lar, no trabalho e nos mais diversos espaços de convivência Faixa etária:  Livre  Duração: 45 minutos

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

19h - Livro Livre - Natália Borges Polesso (Theatro Treze de Maio)

Natalia Borges Polesso é escritora e tradutora. Tem oito livros publicados. Dentre eles, “Amora” (2015), vencedor dos Prêmio Jabuti, Açorianos e da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs);  “Controle” (2019), seu primeiro romance, vencedor dos prêmios AGEs e Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura; “Corpos Secos” (2020), prêmio Jabuti na categoria Romance de entretenimento. Recentemente publicou “A extinção das abelhas” (2021), vencedor do Prêmio Minuano e finalista dos Prêmios Jabuti e São Paulo, e o infantil “Formiguinhas” (2022).

Sábado, dia 13 de maio

10h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

15h - Intervenção Personagens O Circo do Mundinho Feliz (Grupo Teatro Por Que Não?) (Praça Saldanha Marinho)

16h - Intervenções Poéticas - Cia Armazém (Praça Saldanha Marinho)

17h - Orquestra Projeto Pallotti (Praça Saldanha Marinho)

Encerramento da 50ª Feira do Livro

A programação pode ser alterada. As modificações serão atualizadas no site oficial da Feira.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A