'Meu Vizinho Adolf' retrata os medos de um passado traumático

Filme já está disponível para aluguel e venda


Lançado em maio nos cinemas, pela A2 Filmes'Meu Vizinho Adolf' (My Neighbor Adolf) é uma coprodução entre Israel, Polônia e Colômbia. Esse último país sendo cenário principal do filme. Dirigido por Leon Prudovsky, o filme já teve indicações nos festivais Haifa, Locarno e Mykolaichuk OPEN (neste, o diretor foi premiado).

Polsky (David Hayman) é um sobrevivente do Holocausto e mora em um pacato vilarejo da Colômbia, desde que conseguiu ir embora da Alemanha. A década é 1960, e por muito tempo se viu sem vizinhos. Solitário e mal-humorado, sua maior preocupação eram as flores que estavam em seu jardim, que representavam sua família, seu maior vínculo emocional.


Ele não demonstrava interesse em criar relações com as poucas pessoas que faziam parte de sua vida. Só que isso mudou quando percebeu que teria um novo vizinho na casa ao lado, que tinha uma antiga placa de venda. A compra, coordenada por Frau (Olivia Silhavy), trouxe muito problemas a Polsky, principalmente quando descobriu que precisaria ceder o espaço onde suas flores ficavam ao novo vizinho, pois a demarcação do terreno estava errada.

Com a chegada de Herzog (Udo Kier), Polsky criou uma dúvida, que depois tornou-se uma convicção: seu vizinho era Adolf Hitler. Isso fez com que corresse atrás de informações, livros, fotos e também solicitasse ajuda ao Serviço de Inteligência. Quando se viu sozinho com suas teorias, ele precisou agir. Aproximou-se de Herzog para tentar descobrir se algo realmente tinha conexão com seus pensamentos, pesquisas e atitudes do vizinho.

O filme traz um uma história simples, mas bem contada. Tenho impressão que meu maior incômodo com a história utilizar o contexto da guerra. Acho que tentar adicionar um tom "cômico" a essa temática não é de bom tom. 

Vale ressaltar, que apesar dessa tentativa de misturar comédia e drama, senti que era muito mais uma mistura de drama com desespero. O personagem de Polsky queria estar longe de qualquer memória e sofrimento que a guerra trouxe. Acredito que existem maneiras muito mais interessantes de contar histórias de vizinhos, sem envolver traumas tão pesados como este.

'Meu Vizinho Adolf' já está disponível para aluguel e venda. Muito em breve deve estar disponível nas plataformas de streaming.


*Texto iniciado no Letterboxd
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A