'Pedido Irlandês' e o dilema de se apaixonar por alguém que não está disponível

A segunda comédia romântica da parceria entre Lindsay Lohan e Netflix

Divulgação: Netflix
Lindsay Lohan retorna em mais uma comédia romântica, em parceria com a Netflix. A primeira foi 'Uma Quedinha de Natal' (2022) e agora 'Pedido Irlandês' (2024), que chega justamente na semana de São Patrício, referência religiosa e cultural da Irlanda.

O filme apresenta a jornada de Maddie Kelly (Lindsay Lohan), uma editora de livros. Um de seus autores é Paul Kennedy (Alexander Vlahos), prestigiado autor britânico, mas que não é tão brilhante quanto é vendido para a imprensa e público.

Em meio a um lançamento do novo livro do autor e com inúmeras dúvidas se deveria declarar sua paixão, Maddie é pega de surpresa ao perceber que uma de suas melhores amigas, Emma (Elizabeth Tan), se apaixona por ele a primeira vista. E o autografo no livro mostra que a ideia é recíproca. Em poucos meses o pedido de casamento acontece e a cerimônia vem na sequência. O grande evento vai acontecer na residência da família do autor, em um vilarejo da Irlanda, no sudoeste de Charlestown.

Divulgação: Netflix

Entre os momentos de decepção amorosa e também quando sua mala desaparece no aeroporto, Maddie conhece o fotógrafo James Thomas (Ed Speleers). O primeiro contato teve um puxão de mala e uma samba canção na mão. Apesar disso, os dois conversam e trocam algumas farpas em uma viagem de ônibus até a residência dos Kennedy.

A reviravolta na história acontece quando Maddie, em meio a um bosque, próximo a um lago das propriedades da família de Paul, faz um desejo para uma mulher misteriosa. É ali que toda a história se inverte, ela passa a ser a noiva, assim como desejava. Mas o relacionamento com Paul seria como ela tanto esperava?

Divulgação: Netflix

Para ser sincero, não esperava uma relação dessa personagem mágica com uma figura religiosa, no caso a Santa Brígida. Mas deixar isso ser contado no final da história, felizmente, não trouxe nenhuma relevância católica para o enredo, além de um "casamento tradicional" com um padre. 

A lição que fica nesse ponto é que nem sempre vamos ter o que queremos, mas às vezes é o que precisamos. Não no sentido de se "contentar com pouco", mas sim de enxergar as situações com outro ponto de vista. Será que aquela pessoa que você tanto deseja será realmente boa para você? Será que essa proximidade que existe não é uma forma de usar da sua boa vontade? 

Divulgação: Netflix

No geral, o filme, com pouco mais de uma hora e meia, diverte, traz cenas de romance e bonitos cenários. Felizmente todos reais, pelo menos na Irlanda. Deixaram o CGI para as cenas de Nova York.

Culturalmente, utiliza pouco do artifício já conhecido como a "sorte dos irlandeses", muito utilizado em produções lançados nesse período de março. Porém, reforça alguns aspectos culturais, como as roupas com estampa xadrez e a cerveja Guinness, clássica da Irlanda, que vira uma das preferidas da protagonista e ainda faz relação com Santa Brígida.

Talvez um ponto exagerado, mas que passa a ser engraçado, são as repetidas vezes que o nome "Paul Kennedy" é dita. Parece que é proibido falar o nome do personagem sem o Kennedy.


Em questão de narrativa, o filme lembra outro sucesso de Lindsay Lohan, 'Sorte no Amor' (2006). Obviamente, na questão dos desejos, nesse novo não temos uma banda. 

Falando em banda, vale ressaltar uma curiosidade. No trailer (assista na sequência) a música principal é 'Breathless', do The Corrs. Porém na versão final do filme, a música não foi inserida e muito menos citada nos créditos. Uma pena, pois poderia repetir o retorno às paradas musicais que 'Unwritten', de Natasha Bedingfield, fez ao entrar na trilha sonora da comédia romântica 'Todos Menos Você' (2023).

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A