'Não sou uma dessas', de Lena Dunham

O livro 'Não sou uma dessas' é o primeiro da atriz, roteirista e escritora Lena Dunham , lançado no fim de 2014 pela Editora Int…

O livro 'Não sou uma dessas' é o primeiro da atriz, roteirista e escritora Lena Dunham, lançado no fim de 2014 pela Editora Intrínseca.

Preciso confessar que não conhecia o trabalho da autora antes do livro (nem como colunista de jornais ou pelo seu trabalho na série 'Girls' da HBO).

Não sou uma dessas é um livro e crônicas que apresenta vários momentos da vida e Lena. E não se engane, apesar da capa com letras cor de rosa, o livro não fica limitado ao publico feminino. Ele é feito para jovens como Lena ou pessoas que gostam de rir com um bom livro.

Dividido em 5 partes conhecemos um pouco de seus relacionamentos amorosos, como Lena descobriu o amor e o sexo (tanto o ato sexual, como a sua sexualidade); como começou a aceitar seu corpo (e vivendo com varias dietas malucas); como é manter amizades durante muito tempo (um exemplo é Joana Avillez, a ilustradora do livro); a exposição durante o trabalho e como é ser uma mulher que busca o que quer.

Com uma linguagem muito simples e ilustrações que definem o perfil cômico da autora o livro é incrível e não tem como parar de ler. Selecionei alguns trechos favoritos para compartilhar:

Sobre morrer:
"Para mim, dormir era como morrer. Qual era a diferença entre
fechar os olhos e perder a consciência e morrer?" (p. 31)

Como lidar com a morte:

"Quando uma amiga da minha mãe que eu não conhecia muito bem morreu,
comi um panini imenso, usando o luto como desculpa." (p. 107)

Sobre o fim de um relacionamento:

"Você vai descobrir que é um pouco charmoso ter o coração partido." (p. 169)

Sobre sua vida na escola:

"Ele me disse que as crianças populares nunca se tornam adultos interessantes
e que as crianças interessantes nunca eram populares." (p. 194)

O certificado da sua universidade (p. 200)

Sobre envelhecer:
"Mal posso esperar para chegar aos oitenta anos.
Para poder ter um 'conjunto da obra' - ou ao menos uma 'filmografia'." (p. 228)

Outro ponto incrível são as listas que Lena cria, como "10 razões por que eu amo Nova York" e "Minhas 10 maiores preocupações com saúde". Tudo em um estilo BuzzFeed que adoramos. Como complemento do livro, Lena criou o #AskLena. Usando a hashtag você envia uma pergunta para a autora e ela responde algumas delas em vídeos. Alguns dos vídeos já foram traduzidos e você pode conferir no youtube da Intrínseca ou todos eles no canal oficial.




Lena transformou-se em uma das minhas novas paixões de Hollywood. Por essa paixão, fiz um maratona incrivelmente rápida da série "Girls", para poder acompanhar os episódios inéditos que estavam chegando. Acho que o maior aprendizado que Lena deixa é que não precisamos ser perfeitos e muito menos legais a todo momento para sermos bem vistos por todos. Só precisamos ser nós mesmos.
A+
A