'A Escolhida', de Lois Lowry | O Doador #02

O livro 'A Escolhida' é o segundo livro da série 'O Doador', de Lois Lowry lançado pela Editora Arqueiro . Antes que al…

O livro 'A Escolhida' é o segundo livro da série 'O Doador', de Lois Lowry lançado pela Editora Arqueiro. Antes que alguém pergunte, o livro não traz os personagens de 'O Doador de Memórias', porém traz muitos aspectos sociais que são apresentados no primeiro livro, como o preconceito e divisão social.

Logo no início somos levados para o Campo de Partida, o local onde as pessoas que estão doentes ou oferecem algum dano para a sociedade são levados. Kira esta acompanhando sua mãe, que esteve muito doente e faleceu no Campo. Com isso, ela retorna ao vilarejo e lá percebe que sua vida será muito difícil.

Desde de seu nascimento ela nunca foi bem-vinda no vilarejo. Kira apresenta um problema na perna, o que dificulta a forma de caminhar. Uma pessoa como ela deveria ser deixada no campo logo ao nascimento. Porém, graças a influencia de seu avô e seu pai (que foi assassinado e ela nunca conheceu), a garota sobreviveu e aprendeu a trabalhar na tecelagem com sua mãe.

No vilarejo ela precisou batalhar pelo seu espaço já que agora estava sozinha e seu único amigo é Matt, um garoto que fica dia todo caminhando com seu cachorro em busca de companhia e comida. Ao chegar na sua casa, percebe que tudo estava destruído. Um grupo de vizinhas colocou fogo na casa e queria o espaço para criar um cercado para as crianças ficarem enquanto elas trabalhavam.

Com essa briga de espaço, Kira precisa participar de uma audiência contra Vandara, sua vizinha maldosa que não aceita a garota no vilarejo. No fim da audiência Kira perde o espaço, mas é convidada para assumir o trabalho de sua mãe na reconstrução da túnica do Cantor e morar no prédio do governo.

Lá ela é livre para circular pela cidade desde que realize todos os dias um pouco do seu trabalho. Durante a apresentação de seus aposentos, Jamison, seu guardião informa Kira que ela pode visitar e almoçar com Thomas, o garoto (órfã como ela) que cuida do cajado usado pelo Cantor na cerimônia da Congregação.

Porém, com o tempo os dois começam a reparar que nem tudo parece ser tão maravilhoso como imaginam. Eles percebem que estão ali pois possuem dons especiais e essa visão podem mudar muito o pensamento dos dois sobre como são tratados e como o governo cuida de seu povo.


'A Escolhida' é um livro incrivelmente rápido de ler, não tem uma estrutura narrativa pesada e com certeza vai agradar aqueles que gostaram do primeiro livro da série. Seus personagens são cativantes e trazem mensagens muito positivas durante todo o livro.

E para finalizar, vamos falar da capa. Logo na primeira vez que vi ela achei ela confusa e estranha, porém, com o decorrer da história, fica visível que a estrutura apresentada pela Editora Arqueiro faz todo o sentido em relação a narrativa, principalmente as cores e flores. É uma pena que o efeito adicionado no fundo (textura de tecido) e no título (textura de linhas bordadas no tecido) não ganharam o destaque da forma esperada. Imagino que isso tenha acontecido pela capa com laminação brilhosa, se fosse fosca teria ganho mais evidência.
A+
A