'Além do Tempo e Mais Um Dia', de Lu Piras

'Além do Tempo e Mais Um Dia' , é o novo livro da autora nacional Lu Piras , lançado pela L&PM Editores . Meu primeiro come…

'Além do Tempo e Mais Um Dia', é o novo livro da autora nacional Lu Piras, lançado pela L&PM Editores. Meu primeiro comentário é: que livro incrível!

Começamos o livro conhecendo o personagem principal, Benjamin González Delamy. Ele nasceu em 1976 e foi diagnosticado, aos 3 anos, com poliomielite (também conhecida como paralisia infantil). Sua família, que tinha boas condições financeiras, sempre apoiou e incentivou Benjamin a nunca desistir. Ele vivia com seus pais e seu irmão mais velho, Alexandre, no Rio de Janeiro.

Em 1988, aos 12 anos, em função de todas as limitações que a doença causava e por estar cansado de ficar em uma cadeira de rodas, Benjamin informa a família que quer amputar as pernas e começar a testar próteses. Para a família foi um choque muito grande ouvir essa informação e com isso, decidiram que enquanto os médicos analisavam as possibilidades para o tratamento pós-operatório, ele começaria a frequentar a mesma escola de seu irmão, para poder se habituar com pessoas diferentes ao seu redor.

Na escola nova, que era católica, ele demorou para fazer amigos. As primeiras pessoas que ele fez amizade foram as irmãs que trabalhavam na escola, no caso a diretora e Irmã Luzia, que acompanhava o garoto durante seus estudos na biblioteca quando não podia participar das atividades de educação física. Falando nisso, Benjamin conseguiu, depois de muitas discussões entre os pais de seus colegas, participar das aulas de educação física como auxiliar do professor. E ele se saiu muito bem na função de técnico do time de futebol.

Durante um intervalo de aula, em que decidiu não descer para o pátio em função das dificuldades de locomoção e o todo o tempo que perderia, Benjamin conhece Angelina. Ela era uma linda garota que nunca o tratou diferente, mesmo com suas limitações. E claro, sempre o defendeu de quem tentava feri-lo de alguma fora. Foi aí que Benjamin se apaixonou pela primeira vez.

Angelina é uma das poucas pessoas que fica sabendo do grande desejo de Benjamin: tornar-se um corredor profissional e participar de competições, incluindo Olimpíadas. E usar um tênis All-Star. Porém os caminhos dos dois sofrem várias reviravoltas e mesmo afastados a paixão dos dois não acaba. Mesmo que eles precisem esperar 20 anos.


Lu Piras apresenta em sua estrutura narrativa a ideia de trabalho com um espaço de tempo bem longo. A cada 10 anos (1988, 1998 e 2008) a história dá uma reviravolta e parece que ganha uma energia nova, que faz que a leitura flua muito rápido.


A história é tão boa, que parece que estamos lendo uma biografia. Os detalhes sobre a vida dos personagens trazem uma realidade muito grande. As vezes parecia que estava assistindo a cena. Com certeza, recomendo a leitura.

E por fim, a música que embalou o livro e minha mente durante a leitura:

A+
A