'Garota Online', de Zoe Sugg

'Garota Online' , é o primeiro livro de Zoe Sugg , mais conhecida como Zoella no YouTube. No Brasil o livro foi lançado pela Ve…


'Garota Online', é o primeiro livro de Zoe Sugg, mais conhecida como Zoella no YouTube. No Brasil o livro foi lançado pela Verus, selo do Grupo Editorial Record.

Penny é uma garota que mora Brighton, no Reino Unido, com seus pais e seu irmão (que nem sempre está em casa). Ela frequenta a escola e, diferente dos adolescentes que convive, Penny sofre com a ansiedade, que apesar de controlada, as vezes precisa de apoio da família e amigos.

A garota ama tirar fotos e por isso participa de várias atividades da escola como fotógrafa oficial, já que não gosta de aparecer muito em frente as câmeras.

Para afastar sua angústias, Penny usa seu blog anônimo, o "Garota Online", para postar tudo o que pensa sobre as pessoas e situações que passa. Incrivelmente o blog começa a ter um grande número de acessos e comentários e em pouco tempo todo mundo falava sobre a misteriosa "Garota Online".

Além de sua família, Penny sempre conta com o apoio do melhor amigo, Elliot (que é quase um irmão de tanto tempo que passa na casa dela). Ele ajuda a amiga com os problemas de ansiedade e é o único que sabe sobre seu blog.

Durante uma cobertura de fotos para um dos eventos da escola, Penny acaba passando por uma situação constrangedora e uma de suas colegas grava um vídeo e libera na internet, tornando-se um grande viral. Penny entra em crise e não sabe como lidar com a reação das pessoas ao vídeo. No meio de tudo isso, sua mãe, que é uma organizadora de festas, recebe um convite para ir até Nova York e montar uma festa de casamento baseada em Game Of Thrones. Como sabia que era um sonho de Penny conhecer a cidade, ela convida a filha para ir com ela, o pai e seu melhor amigo, Elliot, já que seu irmão não poderia ir junto. E o melhor disso tudo é que a viagem seria poucos dias antes do Natal.

Chegando no hotel onde ficariam hospedados e onde o evento seria realizado, Penny e sua família conhecem Sadie Lee, a responsável pelo buffet da festa. Durante as organizações do ambiente, Penny conhece Noah, neto de Sadie, e logo de cara rola uma atração entre eles.

Para melhorar as expectativas de Penny, sua mãe pede para ela buscar alguns detalhes que faltaram em lojas da cidade e Noah acompanha ela de carro, já que ela não conhece nada da cidade. No caminho Penny descobre que Noah é músico e por isso conhece muitas pessoas em lojas, bares e restaurantes.

Com essa paixão em alta, Penny começa a relatar suas experiências com o garoto e a cidade no blog. Porém, ela não esperava que sua vida iria mudar ao descobrir a "identidade secreta" de Noah e que o público fosse descobrir quem era a "Garota Online".



Como primeiro livro de uma série, "Garota Online" consegue demonstrar que tem potencial para continuações e que o público vai adorar acompanhar as histórias de sua personagem principal. A história tem momentos engraçados e vários que ajudam a entender como é lidar com a ansiedade. Se você acompanha o canal do YouTube da Zoella, sabe que ela tem ansiedade e comenta em vários vídeos sobre como é lidar com isso no dia a dia. É bom ver que experiências pessoais foram incluídas em sua narrativa.


O segundo livro da série teve o título anunciado e chega no Reino Unido em outubro. Você pode conferir a capa e título no vídeo:



Quem não sabe, o livro passou por várias polêmicas na época do lançamento, pois teve colaboração de um ghost writer. A própria autora afirmou o uso, pois não tem conhecimento total de um desenvolvimento de narrativa literária. Porém, não senti que isso tenha mudado a qualidade da história. Vários autores, que lançam mais de 5 livros por ano, utilizam um ghost writer e ninguém comenta nada.

OBS.: como li o livro em inglês, fica a dica: a leitura é muito fácil e se você quer começar a ler em inglês, é uma ótima opção.
A+
A