'As Vantagens de Ser Invisível', de Stephen Chbosky

O livro que será resenhado hoje é 'As Vantagens de Ser Invisível' , de Stephen Chbosky , lançado pela Editora Rocco . Desco…

O livro que será resenhado hoje é 'As Vantagens de Ser Invisível', de Stephen Chbosky, lançado pela Editora Rocco.

Descobri o livro, pois lendo sobre a Emma Watson e vi que ela postou essa foto lendo um livro que no momento para mim era desconhecido. Resolvi procurar e entendi o porquê da foto. A atriz faz parte da adaptação do livro para o cinema. Depois disso, comecei a procurar o livro para ler, o que foi uma jornada, pois nenhuma loja tinha e tive que comprar direto com a Editora Rocco, que mandou junto ao livro muitos marcadores.

O livro é dividido em partes e cada uma dessas é contada a partir de cartas que Charlie, o personagem principal, envia para alguém.

O livro conta a história de Charlie, um garoto que tinha somente um amigo que faleceu. Ele nunca foi de relacionar-se com as pessoas, mas sempre que tinha alguém para conversar não perdia a chance. Ele gostava muito de ler (muito até é pouco, para a quantidade de livros que ele lia) e seu professor de inglês, Bill, sempre o incentivava e sempre passava um novo livro para Charlie não perder o hábito.

Charlie depois de um tempo “vagando” pela escola sem amigos, resolveu seguir a dica de seu professor e começar a relacionar-se com pessoas da idade dele para que pudesse ter mais amigos. Charlie começa indo a jogos de futebol, onde conhece Patrick e Sam, que são meio-irmãos. Inicialmente, ele acha que seus amigos são namorados, mas depois de algumas conversas, Patrick revela que os dois são irmãos e que é gay. Então Charlie fica muito feliz, pois Sam é uma garota linda, e está apaixonado por ela desde a primeira vez que a vê. Só que Sam já avisa que só quer amizade com ele.

Durante toda a história Charlie mostra que vai mudando seu estilo de vida, como age com os amigos e principalmente as principais descobertas da adolescência. Sem contar as várias festas que ele começa a ir com seus novos amigos. Claro que Charlie comete muitos erros e tenta consertar, mas como é totalmente desastrado, acaba deixando que algumas coisas se reolvam com o tempo.

Também são relatadas as relações com seus pais, irmãos e os familiares que aparecem. Tem muitas situações, como o namorado da irmã de Charlie que bateu nela e que ela ama tanto ele que quer ficar com ele até o fim. O irmão que vai para a faculdade jogar futebol e às vezes esquece-se de dar um pouco de atenção para a família.

Um dos melhores pontos do livro são as referencias de filmes, séries de TV, livros e músicas. Se você entrar na página do livro do Wikipedia americano, é possível encontrar tudo o que foi citado no filme. Se você quiser, dá pra pegar a lista de músicas do filme e fazer a sua própria “Trilha Sonora Oficial” do livro. Espero que para o filme eles mantenham essas referencias, até por que quem vai adaptar e dirigir o filme é o próprio autor.


O livro é ótimo e merecia um pouco de reconhecimento antes do lançamento do filme, mas pela falta de divulgação, imagino que ele será relançado somente quando o filme for finalizado.
A+
A