Apátrida, de Ana Paula Bergamasco

O livro “ Apátrida ” de Ana Paula Bergamasco, E ditora Todas as Falas , faz parte do Book Tour do Selo Brasileiro . O livro conta a…
O livro “Apátrida” de Ana Paula Bergamasco, Editora Todas as Falas, faz parte do Book Tour do Selo Brasileiro.

O livro conta a história de Irena, uma polonesa que viveu durante o período da Segunda Guerra Mundial. O livro conta a história dela, como foi viver durante aquele período e tudo o que passou até conseguir chegar ao Brasil.

Irena se apaixona, casa, tem filhos, mostra que nem todos os alemães eram rudes como sempre foi apresentado e principalmente mostra que o amor é a uma das formas de resolver os problemas.

Falando em amor, ela nunca esqueceu seu primeiro amor, Jacob, que sempre o acompanhou e sempre foi uma boa amiga, mas a religião impedia que eles ficassem juntos. Ela era uma goy (não judeu) e ele judeu. Além disso, ele anunciou que iria casar com uma judia. Isso partiu completamente seu coração, mas não impediu de amá-lo eternamente.

O bom do livro é que é possível ver como a personagem amadurece. Também é legal ressaltar as mudanças de tempo que ocorrem durante o livro, que se você não prestar muita atenção pode ficar perdido. É importante lembrar que esse livro não deve ser “devorado”. É preciso lê-lo com calma para analisar todos os detalhes.

É um livro ótimo, com uma narrativa densa e muito bem elaborada. Não é para tanto que a autora ganhou um Codex de Ouro 2011. O livro não é somente uma ficção. Para criar sua narrativa, a autora passou alguns anos pesquisando sobre a Segunda Guerra, para conseguir incluir detalhes tão fortes dentro de seu texto.

É mais um livro da nova literatura brasileira que recomendo!
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A