“Abaixo de Zero”, de Bret Easton Ellis

“ Abaixo de Zero ”, o primeiro livro de Bret Easton Ellis , marcou os anos 80 e foi considerado o livro da “Geração MTV”.  O roman…

Abaixo de Zero”, o primeiro livro de Bret Easton Ellis, marcou os anos 80 e foi considerado o livro da “Geração MTV”. 

O romance apresenta Clay, um estudante de Cinema que volta a sua cidade natal para passar as festas de fim de ano com a família. Ele tinha tudo o que queria, pois seu dinheiro poderia comprar tudo. Apesar de achar que em seu retorno teria bons momentos com seus familiares e amigos, contar as novidades sobre sua vida, o que ele encontra é um espaço totalmente parecido com seu passado. Tudo envolvia sexo, drogas e exageros. 

Sua família não o recebe como esperava. O tratou como se ele não estivesse ficado fora de casa por tanto tempo. Além disso, com a separação de seus pais ficou complicado de acontecer conversas ou encontros de família. Tudo soava falso. 

Seus amigos queriam saber como ele tinha passado esse tempo na faculdade, e “por que estava tão sem cor”. Entre seus amigos reencontra Blair, sua namorada do Ensino Médio, que ainda acha que os dois estão namorando. Para não deixa-la triste ele até tenta continuar com ela, mas percebe que a relação não é mais como antigamente. 

Um dos principais assuntos do livro são as drogas. Clay e seus amigos (Trent, Daniel, entre outros) estão sempre em busca de alucinógenos, novas drogas e locais de encontro com seus traficantes. Apesar de todos os personagens tentarem apresentar seus objetivos, a maior parte deles usam as drogas como uma forma de desviar de seu real caminho. A todo momento, os personagens apresentam limitações e momentos de vazio. 

O livro de cara parece muito confuso, pois ele tem capítulos curtos e muitos acontecimentos em um pequeno período de tempo. Se a leitura é feita sem atenção, parece que você perdeu metade da história. Imagino que seja por isso que o autor (foto ao lado) tornou-se uma referência por escrever e entender esta geração tão conturbada. 

A edição que pode ser encontrada facilmente nas livrarias é uma pocket da Editora L&PM, lançada em 2012, em sua parceria com a Editora Rocco. Quem gosta de conhecer esse mundo dos jovens dos 80 é uma ótima leitura. Lembrando que existe uma continuação para o livro (Suítes Imperiais - Rocco) e um filme lançado pela FOX.
A+
A