Do protesto ao mundo fantástico | 'Saramandaia', a nova novela da Globo

Na segunda a Globo lançou mais uma novela para a faixa das 23h, mais conhecida como o horário dos remakes. Dessa vez a escolhida foi ‘…

Na segunda a Globo lançou mais uma novela para a faixa das 23h, mais conhecida como o horário dos remakes. Dessa vez a escolhida foi ‘Saramandaia’ que teve sua primeira versão apresentada em 1976.

A novela, escrita por Dias Gomes e adaptada por Ricardo Linhares, traz a história da cidade de Bole-Bole, que durante anos foi governada pela família Rosado. Como uma cidade democrática, houve uma eleição e o posto dos Rosado caiu, dando a chance para o jovem Lua Viana, assumir o posto.

Mas logo no primeiro episódio já vemos protestos, muito parecidos com os que estamos tendo agora no país, com o povo pedindo a mudança do nome da cidade para Saramandaia. A ideia do nome veio de João Gibão, um dos vereadores da cidade que tem alguns poderes e segredos.

Falando nisso, todos na cidade têm suas peculiaridades e é isso que torna a trama tão divertida. Essa inserção do fantástico no enredo traz uma nova visão para o mundo da dramaturgia brasileira. O que lemos tanto em livros começam a ressurgir para o grande público, como o lobisomem, o homem alado, a mulher que pega fogo, outro que é tão gorda que a qualquer momento pode explodir, entre muitos outros. E claro, algumas expressões são usadas como peças chave da trama, como o coração que sai pela boca do personagem Cazuza.

Penso que com todas essas artimanhas, a novela vai conquistar um grande público, sendo pelos efeitos visuais ou sua trama, que combina perfeitamente com a atual situação de nosso país.

Se você gostou da novela e quer saber um pouco mais sobre a trama e a sua inserção na sociedade, confira o texto de Nilson Xavier para o UOL.
A+
A