'Mato Sem Cachorro' | Enredo estrangeiro em terras brasileiras

'Mato Sem Cachorro'  (2013) é mais uma filme nacional dessa nova era de atores e diretores. Este, dirigido por Pedro Amorim, tem …

'Mato Sem Cachorro' (2013) é mais uma filme nacional dessa nova era de atores e diretores. Este, dirigido por Pedro Amorim, tem no elenco principal Leandra Leal, Bruno Gagliasso e Danilo Gentili.

A comédia romântica apresenta Deco, um produtor musical que fica mais tempo em casa fazendo mashups com várias músicas e vídeos. Ele mora no Rio de Janeiro, na casa dos pais que estão sempre viajando, com seu primo paulista Leléo. Só que a vida de Deco começa a mudar quando ele conhece Zoé, uma produtora de rádio que o salva de agressões na rua após, supostamente, ter atropelado um cachorro.

Os dois levam o cão ao veterinário e descobrem que ele tem 'Narcolepsia Canina'. Traduzindo, toda vez que ele sofre fortes emoções, ele desmaia. Isso faz com que Deco e Zoé se aproximem e comecem a namorar e Guto, vira seu 'filho'. Mas o tempo passa, a relação esfria e o casal termina, porém Guto fica com a garota.

Seis meses após o término Deco resolve que quer resolver essa situação, que não pode mais ficar dependendo de uma relação que acabou e busca seus 'direitos' como pai. Sendo assim, com a ajuda de seu primo, sequestra Guto durante uma passeio no parque realizado pela empresa do atual namorado de Zoé, Fernando (que já foi professor de nado sincronizado).

Com isso, a garota entra em pânico e faz de tudo para encontrar seu amado cão. Até anúncio na rádio em que trabalha ela fez. Mas Deco o esconde o máximo que pode, pois não quer admitir que ainda tem sentimentos por ela e que eles podem dividir a guarda de uma forma amigável. Em alguns encontros ocasionais, Zoé e Deco se reaproximam e percebem que ainda existe um sentimento. Seu maior medo agora é falar a verdade à ela.


Preciso dizer que achei o filme bem divertido e que ele não perde, em questão de enredo, para nenhuma comédia romântica estrangeira, até por que ele tem uma premissa que faria sucesso em qualquer país. Claro, não podemos esquecer dos clichês dos filmes brasileiros, sempre encaixando artistas aleatórios para fazer uma ponta, mas isso é uma questão de tempo e maturidade para que as produções se adaptem. Neste filme ainda temos o fato inédito que a Yoko Ono liberou imagens suas com John Lennon para um dos mashups do Deco. Vamos dizer que é uma evolução bem grande para o cinema brasileiro.

Em relação ao elenco, achei a interação deles muito boa. Não tem aqueles momentos que você percebe que a cena está desconfortável para o grupo. Podemos ver Bruno Gagliasso fugindo do estereótipo de galã, com um estilo geek e desorientado. Leandra Leal mostrando que é uma ótima atriz, sendo foi impecável nesse papel. E Danilo Gentili sendo, praticamente, ele mesmo só aparecendo mais pelado do que estamos acostumados. Claro, que se ele quiser seguir fazendo filmes, ele vai precisar focar para não parecer que está sempre fazendo o mesmo papel.
A+
A