"Garota Exemplar" | O Thriller de Gillian Flynn

O CASAMENTO MATA... É Com essa frase marcante na traseira do livro que Gillian Flynn, a escritora por traz de "Garota Exemplar&…

O CASAMENTO MATA...

É Com essa frase marcante na traseira do livro que Gillian Flynn, a escritora por traz de "Garota Exemplar" (Gone Girl) procura chocar aquele interessado em sua obra, e devo afirmar, que obra!

O livro tem como personagens principais Amy e Nick Dunne, casados a 5 anos em um relacionamento que vai além do complicado, cheio de falhas e mentiras, que tem tudo para ter um final desastroso. A cada capitulo o leitor acompanha uma visão diferente, Nick por sua vez fala em seus capítulos sobre os acontecimentos ocorridos no presente, e Amy nos mostra páginas de seu diário que falam desde o dia em que conheceu seu futuro marido até o “dia do...”

Amy e Nick, um casal de Nova York, são obrigados a largar tudo para viver em uma cidade pequena onde Nick cresceu. Sua mãe, Mama Dunne, sofria de câncer, e seu filho queria estar ao seu lado durante seus últimos dias, mas como empacotar sua esposa nova-iorquina em uma caixa e levá-la para um novo mundo?

Os anos se passam, a mãe de Nick falece, mas não era apenas aquilo que prendia o casal naquela cidade, e no dia em que completariam 5 anos de casados, Amy desaparece e deixa para trás uma cena de crime perfeita em sua sala de estar, fazendo de Nick o principal suspeito em uma investigação policial abusiva.

Vários personagens secundários surgem durante a trama a deixando cada vez mais complexa. Os ex-namorados de Amy, as vizinhas de Nick, familiares de ambos, e até o gato entra na bagunça criada pelos destroços de um casamento em crise.

A autora, Gillian Flynn revelou em entrevistas que sempre quis escrever sobre casamentos. Ela acredita que algo assim requer cuidado e atenção, pois é um certo tipo de envolvimento único e complicado, além do arriscado, afinal, nunca se sabe quem realmente é a pessoa com quem você esta se envolvendo realmente.


Escrito de forma dinâmica, o livro faz com que o leitor tome uma posição a cada capítulo. Em quem acreditar, Amy, a esposa desaparecida, frágil e esforçada, ou Nick, o marido suspeito, sorridente e desencanado.

Pode se observar a calma e detalhes criados em cada personagem, os problemas relacionados aos familiares, passado e o que resultaram nos acontecimentos futuros do livro. Vemos também como um casamento pode ser autodestrutivo, ou te ensina mais como amar incondicionalmente aquele ao seu lado, “Me amaria mesmo se...” 

Com um final chocante, e um desenrolar mais chocante ainda, Gillian consegue criar para o leitor uma imagem, definir todo um personagem, e o destruir em menos de duas linhas, te fazendo duvidar ainda mais da sanidade alguns que antes se demostravam os mocinhos.

O livro, lançado em 2012 nos EUA chegou ao Brasil em Março de 2013 pela editora Intrínseca e aqui você encontra os melhores preços.

O sucesso eminente do livro resultou na venda dos diretos do mesmo para David Fincher, o mesmo diretor de "A Rede Social" e "Os Homens Que não amavam as mulheres" (ambos ganhadores do Oscar).

A produção da adaptação cinematografia do livro já está em andamento e tem previsão de estreia para 3 de Outubro nos EUA. Nele veremos Ben Affleck como o marido suspeito e Rosamund Pike como a Amy Exemplar.

Pouco foi divulgado sobre o filme, mas Fincher já mandou avisar que sua visão do livro será mais macabra e assustadora do que a original, ou seja, teremos uma grande surpresa quanto ao desfecho de um dos melhores lançamentos do último ano.

Affleck já apareceu com Nick Dunn na capa da Entertainment Weekly, ao lado de Pike, sua esposa na trama. Ambos recriam a famosa foto de John Lennon e Yoko Ono, que de acordo com Fincher, foi um cena sonhada por ele mesmo.

A primeira foto do longa já foi divulgada e você confere abaixo. A produção fica a cargo da atriz Reese Witherspoon ao lado de Bruna Papandrea

A+
A