Reprodução/Divulgação

'Vermelho como o Sangue', de Salla Simukka | Trilogia da Branca de Neve #1


O livro "Vermelho como o Sangue" é uma das apostas de nova trilogia da Editora Novo Conceito. Escrito pela finlandesa Salla Simukka, conhecemos um livro que traz muito suspense e mistério (que atrapalharam a construção da narrativa).

Lumikki (para os nórdicos, o mesmo que "Branca de Neve") está chegando a uma nova cidade para frequentar uma nova escola. Mesmo morando sozinha ela é muito teimosa (mesmo parecendo mais chata do que teimosa). Sua mãe oferece ajuda para criar um ambiente bonito no apartamento que irá ficar durante uma bom tempo, mas ela avisa que vai dormir com o colchão no chão e não quer nada que possa fazer se apegar ao lugar.

Nessa necessidade de não querer se apegar a nada, Lumikki sempre busca seu espaço de solidão, ou como ela diz, momento de meditação. Só que ao abrir uma sala ela descobre dezenas de notas de 500 euros secando como fotos recém reveladas. Assustada, a primeira coisa que pensa é não se envolver, mas depois de algumas aulas resolve que irá contar ao diretor. Só que antes disso ela vai conferir se todo aquele dinheiro ainda está lá e para sua surpresa ele desapareceu.

Como ficou intrigada com a situação, ela resolver buscar quem são os responsáveis por todo aquele dinheiro. Ao perceber que Tuukka, Elisa e Kasper (seus colegas de escola) poderiam estar ligados com as notas, Lumikki começa a perseguir eles para ouvir suas conversas. Só que ela não esperava que seria descoberta tao cedo. Como cúmplice da situação, Lumikki começa a colaborar com os três, principalmente após perceber que o pai e Elisa, um policial, poderia ter certo envolvimento com todo aquele dinheiro.

Em meio a buscas no computador privado do pai de Elisa, Lumikki descobre alguns e-mails com mensagens suspeitas e para tentar solucionar o mistério, ela vai à uma festa (fantasiada como Branca de Neve) correndo vários riscos para tentar ajudar seus "amigos".



Mesmo sendo um livro curto, não consegui engrenar na narrativa da autora e sinceramente, não achei o livro tão bom quanto esperava. Fiquei interessado nele após acompanhar o bate-papo com a autora e ver como ela respondeu a dúvidas do público sobre sua história. Talvez com a sequência consiga entender melhor o objetivo da autora com a personagem e a busca de um "thriller policial" que não foi bem desenvolvido.

'Vermelho como o Sangue', de Salla Simukka | Trilogia da Branca de Neve #1 'Vermelho como o Sangue', de Salla Simukka | Trilogia da Branca de Neve #1 Reviewed by Lucio Pozzobon on segunda-feira, dezembro 29, 2014 Rating: 5
comentários
DISQUS