'Caixa de Pássaros', de Josh Malerman

"Caixa de Pássaros" é o romance de estreia de Josh Malerman . O livro é um thriller psicológico incrível e por isso é uma gra…
"Caixa de Pássaros" é o romance de estreia de Josh Malerman. O livro é um thriller psicológico incrível e por isso é uma grande aposta da Editora Intrínseca

Cada capitulo do livro apresenta uma visão do passado e presente em terceira pessoa, o que ajuda a manter a tensão da história.

Malorie, a personagem principal passa por três momentos na história: a casa de Detroit (que vive com a irmã, Shannon), a casa de Riverbridge (que vive com várias pessoas) e o rio (que é onde o livro começa).

Logo que Malorie e a irmã começam a morar juntas em Detroit, a garota descobre que está grávida. Porém, no meio de tudo isso o medo começa a se espalhar pelos Estados Unidos. Todos os meios de comunicação noticiam que criaturas aterrorizantes estão atacando casas e pessoas nas ruas.

A recomendação é que as pessoas não saim de casa, cubram as janelas e tranquem as portas. Ninguém sabe como são essas criaturas e muito menos de onde elas vieram. Porém tudo começa a mudar, principalmente a forma de pensamento das pessoas, que ficam cada dia mais assustadas. Tudo o que informam é que ninguém deve olhar para as criaturas, pois isso faz com que as pessoas enlouqueçam. Portanto, quem precisar sair de casa, e quiser sobreviver, deve andar de olhos fechados ou vendados.

Saindo de sua casa, Malorie passa a conviver com um grupo de desconhecidos em Riverbridge. Lá, Tom, Jules, Don, Felix, Cheryl e, mais tarde, Olympia, criam suas teorias sobre a real situação deles e se existe a possibilidade de mais pessoas estarem vivas em busca de ajuda. Outra preocupação deles é o alimento. Apesar de terem um estoque grande no porão, não é só Malorie que está grávida; Olympia também está e isso significa que em breve serão mais duas bocas para alimentar. Só que para causar mais problemas do que a casa já tem, eles recebem na residência Gary, um homem que pode mudar o destino de todos.

No rio, Malorie já está mais experiente com o momento de ficar de olhos fechados, porém o seu medo e aflição ficam cada vez maiores, mesmo com a ajuda do Garoto e da Menina, ela não sabe até quando vai conseguir aguentar aquela situação sem enxergar nada.


Não sou uma pessoa que lê muitos livros de suspense, mas a sinopse desse livro chamou muito a minha atenção. Mesmo sendo um livro curto, o autor consegue desenvolver a história muito bem, apresentando características de todos os personagens e ambientes. Como eles ficam "cegos" na maior parte do livro essas descrições são necessárias para que o leitor consiga imergir na história. Com certeza, 'Caixa de Pássaros' foi um grande surpresa em 2015.
A+
A