'Cyberstorm', de Matthew Mather

O que realmente aconteceria se um ataque cibernético retirasse toda nossa tecnologia do ar. Em questão de segundos uma vida moldada no…

O que realmente aconteceria se um ataque cibernético retirasse toda nossa tecnologia do ar. Em questão de segundos uma vida moldada no online passa a ser completamente offline.

Nada de emails, nada de sms, facebook, whatsapp, absolutamente nada. Para piorar um pouco mais a situação, o alcance do vírus não se limita a dispositivos móveis e rapidamente se espalha pela web.

A internet vem a baixo. Satélites, computadores, celulares, tablets e todos os gadgets que utilizamos no dia a dia se tornam sucata.

E como as coisas nunca deixam de piorar, uma tempestade de neve como nenhuma outra já vivenciada se aproxima. Isolados, sem contato com o mundo exterior e com poucos recursos como seria tentar sobreviver a esse pesadelo?

Será que seriamos capazes de voltar ao perido “pré-tecnologia” e ainda assim sobreviver? Ou os seres humanos voltariam a serem animais que matariam para pela sobrevivência?

Entrando em detalhes a trama do livro se passa em meio a uma forte tensão política internacional, quando os Estados Unidos sofrem um grande ataque cibernético: todos os meios de comunicação começam a falhar. Ao mesmo tempo, uma forte tempestade de neve assola a cidade de Nova York, e uma possível epidemia de gripe aviária parece se aproximar.

Presos na cidade e quase sem contato com o resto do mundo, os moradores de repente se veem em meio a um cenário apocalíptico. Enquanto correm rumores e especulações são feitas sobre a origem desses ataques, o protagonista Mike Mitchell se concentra em questões que para ele são mais urgentes.

É com esse plot que somos absorvidos pela leitura de 'Cyberstorm', um livro que te prende logo nas primeiras páginas, ocupa sua mente por muito tempo e realmente te faz pensar em quanto somos dependentes da tecnologia nos dias atuais. Será que toda esssa dependencia é necessária? Poderiamos viver menos conectados?

Em sua narrativa Matthew Mather criou personagens que nos cativam e nos fazem torcer, vibrar e sofrer com eles. Em determinados momentos você estará tão próximo que vai sentir a ansiedade, o nervosismo e o medo que os personagens estão passando naquele momento.

'Cyberstorm' é descrito como um tecnothriller repleto de mistério e emoção, e faz refletir sobre a postura do homem contemporâneo perante as novas tecnologias. Além disso levanta, de forma oportuna, algumas questões: Como seria a sua vida se a Internet parasse de funcionar completamente?

O livro que é sucesso internacional e agora foi publicado pela nossa queridinha Editora Aleph aqui no Brasil e já teve seus direitos adquiridos pela 20th Century Fox, ou seja, uma hora ou outra teremos uma adaptação nos cinemas. Só nos resta aguardar.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A