'Novas formas de amar', de Regina Navarro Lins

Você repara na forma como as pessoas te tratam? Na forma como demonstram sentimentos por você? Esses são algumas das falas e relatos ap…

Você repara na forma como as pessoas te tratam? Na forma como demonstram sentimentos por você? Esses são algumas das falas e relatos apresentados no livro 'Novas formas de amar', de Regina Navarro Lins, da Editora Planeta (disponível em e-book, físico e audiobook, pelo Ubook).

Regina é psicanalista e estuda muito, principalmente sobre os relacionamentos humanos, ainda mais os amorosos. No livro, que tem uma linguagem muito simples e é recheado de exemplos, parece que estamos acompanhando uma conversa, com inúmeras surpresas, situações em que podemos nos identificar e algumas que podemos guardar as dicas para usá-las, caso algum dia aconteça.

O livro é dividido em 4 partes, que podem ser acompanhadas individualmente, de acordo com sua necessidade, mas tudo fica melhor estruturado seguindo a ordem.

Começamos com "Amor Romântico", onde aprendemos sobre a história do amor, como ele foi construído e também como a visão machista desse universo foi/é prejudicial para muitas pessoas e que podem afetar muito os relacionamentos.

Na sequência acompanhamos "Vida a dois" que relata a construção de um relacionamento, diferentes formas de sedução e quebra de paradigmas, como a de quem deve ser o primeiro a abordar. Outros assuntos como monogamia, brigas e que a vida não é feita em formas. Cada relacionamento gera uma fusão de ideias, que acompanhadas da intimidade, levam a expectativas diferentes na visão individual de um casal.

Já em "Outros caminhos do amor" entramos em uma visão do amor atual, em que o poliamor é abordado, junto aos relacionamentos abertos, visões em diferentes décadas e localidades do mundo, além de apresentar o capítulo 'Fim do gênero', que colabora com os conceitos apresentados anteriormente, insere uma visão ampla que o amor não tem gênero e que as pessoas perdem muito não aceitando seus sentimentos pelos outros.

O livro finaliza com o capítulo "Corpo", onde é comentado sobre nudez, padrões e a busca pelo "corpo perfeito" (que não existe), o prazer sexual em parceria ou individualmente, sexo à três e os relacionamentos além do tempo, afinal o sexo não acaba após os filhos.

Obviamente, após o fim do livro, percebi que apesar de tudo o que foi dito pela autora, aquela história continua, afinal cada um leva uma vida, com diferentes decisões e tudo é uma questão de escolhas, acordos e aprendizado. Afinal, precisamos entender nossos relacionamentos e como cada pessoa funciona para tudo ficar em harmonia.

Na versão que ouvi no Ubook, a narração foi realizada por Andrea Viviana Taubman, que traz uma tranquilidade para o texto da Regina e obviamente sabe brincar com as entonações quando necessário. A duração do material em áudio tem mais de 10 horas e é válido para escutar durante atividades monótonas, no trânsito, quando já está em casa, cozinhando ou até mesmo organizando o quarto. A leitura é clara e ajuda a manter o foco no que a autora quer expressar durante seu livro.


Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A