Você já parou para ouvir um podcast hoje?

Publicado originalmente no Diário de Santa Maria. Podcasts não são de hoje, são lá do início dos anos 2000, quando as pessoas desco…


Podcasts não são de hoje, são lá do início dos anos 2000, quando as pessoas descobriram que poderiam conversar com outras por áudio e postar na internet. Porém, é incrível ver como os podcasts estão crescendo nos últimos tempos.

O apoio das plataformas como iTunes, Spotify, Deezer e recentemente do Google (com aplicativo próprio) trouxeram visibilidade para os criadores e ajudam que o público seja cada vez maior! Alguns deles até cria calendários semanais para não perder nenhum programa.

Os espaços de podcasts são cada vez mais distintos. Os podcasters criam conteúdos informativos, divertidos, leves, ou até complementar ao conteúdo de uma rádio, portal de notícias ou até mesmo uma rede de televisão.

Por aqui, muitas empresas de comunicação perceberam agora o potencial do espaço e estão preocupadas em criar conteúdo para essa plataforma. Porém, quem se destaca realmente no momento são os criadores que já estão na internet interagindo e aumentando seu público. Confira alguns destaques (clique no título para ser redirecionado):

Nerd Cast: integra os conteúdos do Jovem Nerd e destaca-se por ser um dos podcasts com maior tempo de vida no Brasil (criado em 2006) com mais de 600 episódios.

Quarta Parede: um podcast de duas amigas que analisam a construção de personagens e correlacionam suas visões dentro de diferentes plataformas, com literatura, televisão e cinema.

Mamilos: integrante na programação de podcasts do B9, conferimos toda a semana um assunto que percorre as redes sociais com análises mais profundas sobre a vida adulta, depoimentos e entrevistas com especialistas.

Imagina Juntas: com um meme no título já é esperado que o conteúdo do podcast será sobre a vida dos jovens, principalmente os millenials. Nele você encontra relatos sobre a vida, trabalho, viagens, relacionamentos e inúmeros especiais de e-mails auxiliando o público.

Curta Ficção: esse é para quem gosta de literatura! E ainda tem a possibilidade de ouvir 3 conteúdos diferentes: Curta Ficção (dicas sobre escrita e entrevistas com profissionais do mercado editorial), Pavio Curto (o momento de polemizar situações na literatura e entender melhor personagens e narrativas) e Entre Ficções (conversas com autores sobre suas tramas).

Meia Hora Sozinho: um programa na maioria das vezes curto, com meia hora. Porém, sempre que aparece um convidado o tempo aumenta. O conteúdo é variado, conforme os assuntos da semana, ou o que o apresentador decidir falar.

Pãodecast: toda semana você pode ouvir um papo entre amigos sobre o que você muitas vezes não fala para especialistas, muitas vezes por medo ou até mesmo sentir-se desconfortável sobre o assunto.

Um Milkshake Chamado Wanda: focado em cultura pop e entretenimento, o podcast faz parte do Papel Pop e  apresenta uma variedade de assuntos, os piores (Lotus) e melhores (Meryl) da semana além de leitura de casos que o público envia e a "Wanda" auxilia.

Matéria Escura: apresentado por Lucas Silveira, o podcast comenta sobre as origens da vida, a construção do universo e inúmeras perguntas existenciais.

Tricô de Pais: uma conversa informal sobre paternidade, para quem é pai, quer ser ou não.

Rebobinando: um podcast do porta Não Salvo que apresenta conteúdo sobre Cultura Pop com humor e apresenta papos com convidados sobre internet, YouTube e até mesmo o mundo dos podcasts.

E se você curtir acompanhar alguns programas em inglês, vale a pena conferir esses:

And The Writer Is...With Ross Golan: um podcast sobre a indústria da música. Normalmente seus convidados são cantores, produtores musicais ou compositores.

Not Too Deep with Grace: a youtuber Grace Helbig apresenta no seu podcast uma entrevista por semana com amigos ou simplesmente uma pessoa que está em destaque na mídia, para falar aleatoriedades com muito humor.

The Read: apresenta um conteúdo focado em hip-hop, música, cinema e muito mais.

Oh, I Haven't Seen That: duas amigas que comentam sobre filmes que nunca tinham assistido (principalmente clássicos) e o que acharam deles.

Serial: um dos podcasts mais comentados em 2017. Porém não espere um momento de bate-papo. Aqui você vai acompanhar a história de um crime real em cada temporada.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A