Há quase 10 anos de sua morte, Michael Jackson continua sendo um artista muito presente na música atual, seja por suas referências, versões de músicas, samples e até mesmo "parcerias" com alguns artistas.
Porém, não é de hoje que sua gravadora tenta emplacar novos sucessos e uma das formas é trazer clipes para essas músicas. Com 'Behind the Mask', música lançada na coletânea 'Michael' de 2010, podemos reviver as batidas e vocais de Michael. Até foi considerada pelos críticos como uma das melhores músicas do álbum.
Em 2011 a gravadora lançou o 'Behind the Mask Project' para que pessoas do mundo todo participassem com vídeos, criando um clipe mundial da música, referenciando a grandiosidade do cantor e possibilitando uma participação no livro dos recordes. O projeto resultou no clipe abaixo:
Porém, a gravadora resolveu ter uma alternativa a homenagem dos fãs e encomendou para a dupla de diretores 'Aggressive' um "clipe oficial". Apesar de ter vazado em 2013 o vídeo só foi lançado oficialmente na última sexta (03/08).
Obviamente que o lançamento levou o público a retornar com teorias de que Michael Jackson está vivo, até tentando encontrá-lo em algum momento do vídeo (a mais comentada é uma das últimas máscaras que é retirada sem mostrar o rosto).
Sinceramente, o cantor que era extremamente perfeccionista, aceitaria um material tão sem graça em com uma narrativa pobre e apostando em um baile de máscaras, com vídeos antigos refletidos sobre máscaras? Acho que não.