13 autores nacionais que você precisa conhecer!

Publicado originalmente no Diário de Santa Maria. Nesse mês de agosto aconteceu a Bienal do Livro de São Paulo , um evento que reún…


Nesse mês de agosto aconteceu a Bienal do Livro de São Paulo, um evento que reúne distribuidores e editoras de todo o Brasil. Porém, em um ano com inúmeros destaques internacionais na programação, como David Levithan e Victoria Aveyard, quem se destacou no evento foram os autores nacionais.

Eles mostraram que vieram para ficar e colaborar com novos autores que buscam espaço dentro de grandes editoras. Na sequência você pode conferir uma lista com alguns deles e seus livros:


Iris Figueiredo: no mercado literário há algum tempo com 'Dividindo Mel', 'Confissões On-line' e 'Confissões On-line 2', a autora levou seu novo livro 'Céu Sem Estrelas' para a lista de mais vendidos da Companhia das Letras durante todo o período da Bienal do Livro.


Vitor Martins: Com 'Um milhão de finais felizes' e 'Quinze Dias', o autor (que também é ilustrador e youtuber) cada vez mais cresce nas vendas. Apresenta em suas histórias personagens LGBT e muitas referências à cultura pop.


Roberta Spindler: é publicitária, lançou seu primeiro livro, 'A torre acima do véu', em 2014 e trouxe esse ano para o público 'Heróis de Novigrath', uma literatura fantástica que promete prender os leitores.


Maurício Gomyde: depois do sucesso de 'A máquina de contar histórias' e 'Surpreendente!', que já é vendido em inúmeros países, o autor lançou 'Todo o tempo do mundo', um romance para emocionar o público.


Pam Gonçalves: autora, publicitária e youtuber (que já participou da Feira do Livro de Santa Maria) tem um público imenso! Além de seus livros solo ('Boa noite' e 'Uma história de verão') ela também participou de coletâneas com outros autores nacionais, como 'Heroínas', 'Turma da Mônica Jovem: Uma viagem inesperada' e 'O amor nos tempos de #likes'.


Felipe Castilho: se você gosta de folclore brasileiro e literatura fantástica, os livros do autor são um prato cheio para você! Seu último lançamento foi 'Ordem Vermelha: Filhos da Degradação', mas você pode conferir os livros de 'O Legado Folclórico'.


Larissa Siriani: a autora já está no mercado há bastante tempo, principalmente com publicações independentes. Mas agora ela é uma das autoras do Grupo Editorial Record e tem muito destaque com 'Amor plus size' e 'O amante da princesa', esse último, um romance histórico. Além disso ela possui inúmero e-books nas lojas virtuais e participou da coletânea 'Princesas GPOWER'.


Lucas Rocha: em seu primeiro livro pelo Grupo Editorial Record, o autor apresenta, em 'Você tem a vida inteira', uma história sobre a descoberta de um diagnostico de HIV, como as vidas podem mudar e como o apoio das pessoas é importante para a os personagens.


Paola Aleksandra: conhecida no meio dos blogs pelo 'Livros & Fuxicos', a autora lançou seu primeiro romance histórico 'Volte Para Mim' e durante a Bienal garantiu a publicação de mais um livro!


Jim Anotsu: além de tradutor, o autor já tem uma grande experiência na produção de livros direcionados ao público de games, principalmente Minecraft. Mas com 'A Batalha do Acampamonstro' ele foge desse estilo e apresenta uma aventura com muitas ilustrações e anotações para os leitores.


Fernanda Nia: a autora ficou popular com a página 'Como eu realmente...' (que também virou livro), mas também é responsável por abrir as portas na Plataforma21 para a literatura nacional com 'Mensageira da sorte', sua primeira ficção.


Felippe Barbosa: vencedor do Prêmio Pólen de Literatura (uma parceria da Editora Arqueiro e Suzano Papel e Celulose), 'Os quase completos' é o livro de estreia do autor, que apresenta uma fantasia cheia de lições e relações com a vida real.


Bel Rodrigues: também é publicitária e traz uma grande trajetória no YouTube com um canal focado em literatura e cultura. Seu primeiro livro solo, '13 segundos', apresenta uma história que envolve machismo e a liberdade das mulheres.

Esses são alguns nomes que você deveria conhecer. Obviamente temos inúmeros, mas aí fica a dica: valorize os autores nacionais. Escolha um livro deles como presente para você ou um amigo. Assim nosso mercado cresce e mais pessoas tem oportunidade de apresentar seu trabalho para o grande público.

E se você gosta de literatura, vale lembrar que ocorre de 12 a 14 de setembro, em Santa Maria, a 'Festa Literária de Santa Maria 2018' na Cesma. O encontro terá bate-papos, lançamentos e convidados, incluindo Felipe Castilho, citado na lista acima. A entrada é gratuita e ainda tem certificado. Vale a pena conferir e participar!
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A