Todo artista merece um documentário como 'Sandy & Junior: A História'

Publicado originalmente no Diário de Santa Maria. Um dos grandes destaques do Globoplay em julho são os conteúdos referentes a maior…

Um dos grandes destaques do Globoplay em julho são os conteúdos referentes a maior turnê do Brasil: 'Sandy & Junior: Nossa História'. A dupla já tinha presença confirmada na plataforma com a série 'Sandy & Junior' (1999-2002), e nessa nova leva de conteúdos o público já pode rever a novela 'Estrela-Guia' (2001), o documentário inédito 'A História' e o show com pouco mais de 2 horas, que emocionou os fãs nos estádios e arenas.

Falando sobre o documentário 'A História', é incrível ver como ele foi bem feito e organizado. Certamente isso é um reflexo que a dupla carrega, principalmente relacionado a família, que auxiliou na administração da carreira, tentando manter alguns aspectos da vida fora dos palcos de uma maneira mais natural. É um grande resgate de histórias e imagens desde a infância até os momentos atuais, que envolvem reuniões e viagens, tudo é mostrado com uma extrema sensibilidade. Destes, destaco os episódios 'O Fim e o Começo' e 'O Auge'.

Essa sensibilidade acompanha a edição do documentário que, mesmo com mais de 7 horas, consegue relatos inéditos e que muitas vezes podem até surpreender e emocionar quem está assistindo. Afinal, quando você enfrenta as câmeras e palcos desde muito cedo e consegue sucesso, parte de sua história é contada pelos veículos de comunicação. No episódio 'Boatos e Polêmicas' eles mostraram as incoerências e insensibilidade em assuntos como relacionamentos, sexo e orientação sexual, com perguntas e manchetes que acontecem até hoje com outros artistas.

Apesar disso, conseguimos entender melhor como funciona a dinâmica deles como artistas e irmãos. É inevitável perceber o crescimento dos dois, como as diferenças e dificuldades complementam o trabalho do outro, seja na direção de um show ou em uma produção de álbum.

Um ponto importante é perceber como a dupla (e sua família) valoriza os profissionais que fizeram parte da carreira, seja os que retornaram para participar da banda ou aqueles que tem orgulho de dizer que fizeram a direção, coreografia ou uma produção musical. Para mim, o grande destaque é a Flávia Moraes que foi importantíssima para fazer a criação visual da turnê 'Quatro estações', o show no 'Rock in Rio' (que você provavelmente vai ficar com ódio do NSYNC) e ainda dirigiu o filme 'Acquaria'.

Um pequeno ponto negativo é a questão das imagens de arquivo variarem tanto a qualidade, principalmente as que fazem parte da programação da Globo e os materiais oficiais da Universal Music, como clipes e shows. Em sua maioria, imagens achatadas ou uma simples cópia do conteúdo que estava no Globoplay ou de um VHS/DVD. Faltou esse cuidado da Globo e Universal Music em disponibilizar os materiais remasterizados para a produtora Gogacine.

'Sandy & Junior: A História' é o terceiro documentário original do Globoplay, mas o primeiro a contar a história de dois artistas brasileiros. Espero que sirva de exemplo para mais projetos no futuro. Obviamente montar um documentário não é algo rápido, principalmente pela necessidade de escolher do foco da história que será contada, além do tempo de busca de imagens de arquivo. Mas isso é um resgate necessário da história da nossa música, independente do estilo musical.


Quer conferir mais alguns documentários musicais? Segue a lista:

Elza Soares

Gilberto Gil

Caetano Veloso
- Narciso em Férias (lançamento em breve)

Milton Nascimento

Maria Bethânia

Ney Matogrosso

Novos Baianos
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A