'O Charlatão' traz a história e o amor de um famoso herbalista tcheco

Filme apresenta a vida de Jan Mikolášek


Com estreia nos cinemas brasileiros no último 08 de julho, 'O Charlatão' traz a história do herbalista tcheco Jan Mikolášek. O filme, que tem distribuição da A2 Filmes, foi representante da República Checa para uma vaga no Oscar e tem direção de da premiada cineasta Agnieszka Holland ('O Jardim Secreto').

Quando acompanhamos um filme biográfico, normalmente esperamos ver a história ser contada de forma cronológica. Em 'O Charlatão' conferimos isso de maneira diferente. O foco é sua vida adulta e a desconfiança de oficiais sobre os poderes de cura de Jan Mikolášek (Ivan Trojan). Porém isso inclui inúmeros flashbacks.

Um deles é importantíssimo, que é quando Jan está na adolescência e começa a perceber que ele consegue curar pessoas. Isso o deixa preocupado, pois vê que sua família não concorda que ele siga esse caminho.

Com o tempo e contato com pessoas que precisam do seu serviço, ele vai crescendo e acumulando experiência, até ter um espaço próprio para atendimento, incluindo um assistente Frantisek Palko (Juraj Loj). A principal ajuda ao público era com remédios ou chás à a base de plantas, mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar.

Só que seu estilo de trabalho e diagnóstico começa a incomodar o regime comunista tcheco, que o leva para um período de interrogatórios, testes e prisão, depois que estricnina foi encontrada nos corpos de dois homens que ele havia tratado. Porém, a principal intenção deles era descobrir se seus dons eram verdadeiros ou se não se passava de um charlatão. Não posso esquecer de comentar que sua personalidade forte, que ia para arrogância muitas vezes, não ajudava muito no contato com as pessoas.

Além disso, Jan vive um relacionamento amoroso secreto com seu assistente Frantisek, que é casado e precisa lidar com todas os medos de alguém descobrir. Além do mais que na época o relacionamento dos dois não seria aceito, nem pelas famílias e muito menos em uma visão política tão autoritária.

Mesmo não sabendo detalhes anteriores sobre a vida de Jan Mikolášek, 'O Charlatão' cumpre muito bem sua função de entretenimento e contexto histórico. Além disso, a direção de Agnieszka Holland apresenta uma visão bonita sobre o romance entre Jan e Frantisek, além de explorar o contexto e história de maneira muito inteligente, misturando o passado dos personagens com o futuro deles. 

O filme ainda está disponível em alguns cinemas e muito em breve nas plataformas digitais. Confira o trailer:

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A