'Abe' encontra na cozinha seu maior refúgio

Seu Jorge e Noah Schnapp estrelam filme que mistura amor pela culinária, família e religião


Lançado no Festival de Sundance, 'Abe' chega aos cinemas brasileiros em 05 de agosto, com direção de Fernando Andrade Grostein e distribuição da Paris Filmes e Downtown Filmes.

O filme conta a história de Abe (Noah Schnapp), um garoto apaixonado por culinária, e sua família, que traz diferentes religiões e visões culturais sobre a criação e principalmente os pratos servidos em jantares e festas. Abe é um adolescente que compartilha seu dia a dia e criações na cozinha pelas redes sociais, com muitas hashtags e convive com apoios e críticas.

Só que ele percebe que pode ir além do que vem aprendendo pela internet e com suas avós, afinal, eram essas as suas referências culinárias. Em um dia que sai escondido de casa, ele encontra Chico (Seu Jorge) em uma feira de Nova York, onde coordena sua equipe que serve comida brasileira.


Curioso com a variedade de sabores e cheiros, Abe conversa com Chico, prova um acarajé, que identifica como uma versão de falafel (comida típica do Oriente Médio) e gosta muito. Para sua surpresa, sua mãe oferece um curso de férias, focado em culinária. O que ele não esperava que iria encontrar um grupo de crianças pequenas, aprendendo o básico.

Insatisfeito, ele vai até Chico e pede uma oportunidade como aprendiz em sua cozinha e acaba percebendo que realmente tem talento para criar novos pratos e misturar referências. E isso, quando levado para o ambiente familiar, causa estranheza e um pouco de reclamação, principalmente pelas diferenças culturais e religiosas influenciarem muito os discursos e narrativas dos mais velhos, o que incomoda e atrapalha a relação de Abe e seus pais.

'Abe' mostra que muitas vezes a cozinha é um grande sinônimo de refúgio. Seja para ter a liberdade de testar coisas novas, aprender com os erros e acertos ou simplesmente para ter um momento para si. Mesmo que as vezes a receita não seja totalmente sua, é importante entender o que te influencia e quem pode ser uma referência nas criações.

Vamos ser bem sinceros, cozinhar em uma família cheia de tradições não é nada fácil. Cada um tem um tempero ou molho melhor, o ponto da carne certo ou até mesmo se um prato está salgado ou doce demais.

Apesar disso, cozinhar ainda é maravilhoso e pode ser uma ótima aventura em inúmeros momentos, principalmente se você tem calma para aprender. É claro, saiba respeitar seu tempo de aprendizado e busque ajuda quando precisar, assim como Abe fez ao conhecer Chico.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A