'O Pergaminho Vermelho' apresenta Nina e o mundo fantástico de Telurian

Filme é a primeira animação brasileira inédita no Disney+


Repleto de referências ao folclore brasileiro, RPG, Senhor dos Anéis e ao animado 'Caverna do Dragão', 'O Pergaminho Vermelho', produzido pela Tortuga Studios, é a primeira animação brasileira inédita no catálogo do Disney+. O filme traz direção de Nelson Botter Jr, que também trabalhou como roteirista com Fernando Alonso, Keka Reis e Leo Lousada.

Com um enredo familiar e fantástico, o filme apresenta Nina, uma menina de 13 anos, skatista e que cada vez mais presencia os pais brigando e até comentando sobre uma  possível separação. Cansada de vivenciar essas brigas, Nina foge e na floresta encontra um portal que a leva ao universo fantástico de Telurian.


Inicialmente ela tem em seu poder 'O Pergaminho Vermelho'. Como não fazia ideia do poder que tinha em mãos, ela entrega o pergaminho ao Lorde Dark, uma força superior que pretende destruir o que há de bom naquele universo. Em meio ao medo de não saber onde estava e como poderia voltar ao seu mundo real, Nina vê seu bicho de pelúcia, Wupa, transformar-se em um ser mágico, amável e que a ajuda a ter uma companhia naquele momento difícil. 

Nina percebe que não pode resolver tudo sozinha, porém precisa ter coragem para seguir em frente e enfrentar seus medos. Nesse caminho para uma possível fuga, ela encontra Idril, Victor e o Ancião, que conhecem muito bem Telurian e podem ajudar Nina e Wupa a recuperar o pergaminho para retornar ao mundo real e também ver o espaço sem a escuridão que Lorde Dark lançou. 


Como uma forma de apresentar a ideia de crescimento da personagem, a saga em Telurian reflete perfeitamente sua vida real, principalmente quando podemos relacionar Idril e Victor com os pais de Nina. São aqueles que estarão presentes para ela, sempre que precisar, mas ainda precisam superar os desafios da convivência e divergências do tempo.

Com 8 prêmios, até o momento, 'O Pergaminho Vermelho' destaca-se com uma excelente animação 2D dentro do Disney+. Sua história traz uma narrativa inspiradora, com referências culturais e folclóricas do Brasil e América Latina, que até poderiam ser mais exploradas ou explicadas. Mas acho que para isso necessitaríamos de outros materiais, talvez curtas para os seres de Telurian.

Mesmo com uma história fechada, existem inúmeras possibilidades de Nina retornar ao mundo mágico de Telurian. Talvez dessa vez com alguma companhia do mundo real, como seu amigo Kim, para reencontrar os amigos que fez e entender mais sobre os poderes que possui por lá.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A