Onde assistir a edição 2021 da Feira do Livro de Santa Maria-RS

Confira os links para as transmissões ao vivo


A Feira do Livro de Santa Maria-RS começa hoje, 01 de outubro e segue na Praça Saldanha Marinho (e Youtube) até 16 de outubro. Como será realizada de forma híbrida, parte da programação é online e abaixo você pode conferir os links de todos os vídeos que já estão programados no Youtube.

Falando nisso, eu, Lucio, participo da transmissão ao vivo do dia 13 de outubro! Então ative o lembrete e assista nossa participação por lá!

01/10 - Sexta-feira

17h | Abertura Oficial da Feira

19h | “Um mar de histórias: Palavra, imagem e música”: com Com Lúcia Hiratsuka, Leo Cunha, Benita Prieto, Volnei Canônica, Maurício Leite e participação do patrono da Feira do Livro de Santa Maria.

02/10 - Sábado

19h | Thiago Ferraz - A Linda Canção do Sábio Sabiá: show do novo álbum do músico Tiago Ferraz. Com 13 músicas, o disco passeia por diversas influências musicais do artista, entre timbres eletrônicos e orgânicos, com muita reflexão e groove. No encontro da música com a maturidade, Tiago Ferraz faz uma alquimia de suas reflexões através da união entre poesia e melodia, resultando em desejos profundos e humanos, com a compreensão de que o amor, o respeito e a liberdade precisam caminhar juntos.

03/10 - Domingo

19h | José Eduardo Agualusa: nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou agronomia e silvicultura e foi jornalista. Publicou 13 romances, e diversas coletâneas de contos e poesia. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas. Um dos seus romances, “O Vendedor de Passados”, ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2007. “Teoria Geral do Esquecimento” foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award, em 2017. José Eduardo Agualusa divide o seu tempo entre a Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique, e Lisboa, em Portugal. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.

05/10 - Terça-feira

19h | Martha Batalha: nasceu em Recife em 1973 e cresceu no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter e criou a editora Desiderata. Mudou-se em 2008 para Nova York, onde fez mestrado em Publishing na NYU e atuou no mercado editorial. Seu romance de estreia, A vida invisível de Eurídice Gusmão, foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Oceanos, além de ter os direitos vendidos para mais de onze países e para o cinema. Martha mora em Santa Mônica, na Califórnia. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.

06/10 - Quarta-feira

19h | Lançamento da antologia ‘Elas por Elas: Almas a bordo’: O tema desta antologia é o universo feminino. A alma feminina tem o dom de interpretar o universo com propriedades peculiares, sempre dotadas de uma virtuosa esperança. O  lançamento prevê um recital além de apresentação do coral Coração do Rio Grande.

20h30 | Itamar Vieira Junior: nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance Torto arado, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou Doramar ou a odisseia: histórias, também pela Todavia. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.


07/10 - Quinta-feira

19h | Noite em homenagem ao Patrono da 48ª Feira do Livro de Santa Maria, Leonardo Brasiliense. 

08/10 - Sexta-feira

19h | Ailton Krenak: nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Autor de Ideias para adiar o fim do mundo, ‘O Amanhã não está à venda’ e ‘A Vida não é útil’. 

09/10 - Sábado

16h | Documentário ‘Depois do Fim’, de Álvaro Carvalho Neto: ‘Depois do Fim’ é narrado por um ex-ferroviário, comandante de trem, personagem que vive entre memórias e ruínas, e relembra o período áureo do mais importante meio de transporte terrestre do século XX. DEPOIS DO FIM não lida com narrações descritivas, mas com visão poética e reflexiva do abandono em diversos recantos do Rio Grande do Sul, entre as fronteiras do Uruguai e Argentina, onde o trem fez história no país. Um velho comandante de trens revisita estações e percorre linhas de ferro, buscando vestígios da era de ouro das ferrovias brasileiras.  Quem quiser assistir em casa, pode encontrar o filme nas plataformas Vimeo, Video Play, Sky Play e Now

19h | Aroma - Um duo que canta o cotidiano em versos: O dia a dia manifestado nos relacionamentos, trabalho, angústias pessoais e coletivas são materiais para a musicalidade do duo Aroma, formado por Artur Poffo e Pedro Pacheco. Apoiado em formatos simples, sempre com violões ditando a rítmica e bebendo da fonte da música popular brasileira o duo procura entregar a intenção de cada música valorizando o espaço da letra e das vozes. Na Feira do Livro, o duo apresentará todas as suas canções autorais lançadas até o momento e algumas surpresas, incluindo covers e inéditas.

10/10 - Domingo

19h | André Trigueiro: Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor, palestrante, repórter da TV Globo, editor-chefe do “Cidades e Soluções” e comentarista dos programa “Estúdio i” e Em Pauta”, na Globonews, colunista da rádio CBN. Autor de vários livros entre os quais “A Força do Um”, Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” e “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável”. Transmissão pelas redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.

11/10 - Segunda-feira

15h | Sarau Dxs Atrevidxs: O encontro poético literário, Sarau dxs Atrevidxs  vai reunir escritoras e escritores convidados de Santa Maria e região para lerem seus poemas ou trechos de suas obras. Entre os convidados, o autor Lucas Visentini, professor homenageado da Feira do Livro de 2021. O encontro é mediado pela escritora Karina Maia Dick. 

19h | O Restauro da presença e a consciência digital: a experiência do Ser no mundo através do corpo (Carolina Berger): restaurar a presença é lançar um outro olhar sobre a tecnologia através da corporeidade e da subjetividade como essências de nossa consciência. Resgatar o corpo como centro do conhecimento e das diversas experiências da realidade pode ser uma prática constante de Cuidado de Si e de altruísmo.  De um percurso sobre a História do corpo com as tecnologias, o restauro da presença surge como um  antídoto aos excessos da revolução tecnológica em curso. 

12/10 - Terça-feira

19h | ‘No Tempo Encantado das Estações’: Há muito tempo atrás, antes mesmo da história do mundo começar, quatro irmãos viviam felizes em uma floresta encantada. Eles eram o Inverno, a Primavera, o Outono e o Verão, também conhecidos como as quatro estações. Naquele tempo, os dias eram divididos entre os quatro irmãos: um dia era Inverno, no dia seguinte Verão, no outro Primavera e depois Outono. Mas você já se perguntou o que aconteceria se as quatro estações resolvessem usar os seus encantos no mesmo dia? 

13/10 - Quarta-feira

19h | Leitura e criação no mundo virtual: Muitas pessoas adoram uma dica literária, seja do livreiro, professor, amigo ou familiar. Mas sabemos que elas estão indo muito além dos espaços comuns e já dominam as redes sociais há algum tempo. Pode ser pelo Twitter, Instagram, Twitch, TikTok e até os blogs. Pensando nesses espaços, convidamos alguns criadores de conteúdo para expressarem suas formas de criação, como ocupam esses espaços de divulgação e incentivo à leitura nas redes sociais.

Convidados: João Victório Bevilaqua, Denys Schmitt, Fabio Brust, Inari Jardani e Aline Brutti (participação especial em vídeo de Patricia Lima) Mediação: Lucio Pozzobon de Moraes

14/10 - Quinta-feira

19h | Série #tbt | Audiovisual e Memória (TV OVO): A série #tbt Por Onde Passa a Memória da Cidade recupera memórias de personagens já conhecidos em nossas produções. Em seis episódios, nove personagens contam histórias inéditas repletas de cultura popular, falas sociais e cenários aconchegantes. Realização: TV OVO. Financiamento: LIC/SM. 

15/10 - Sexta-feira

19h | Banda Vespertinos: a Vespertinos é uma banda de rock independente de Santa Maria, RS, em atividade desde 2014. Atualmente, seu núcleo criativo principal é formado por Martim Ronsini (voz), Igor Fuchs (baixo) e Mateus Bonez (bateria), mas também conta com participações eventuais de outros amigos músicos. Seu trabalho mais recente, Andaluz (2020), composto de duas faixas inéditas,  conversa sobre temas e aflições dos tempos modernos, como a preocupação e ansiedade, mas também sobre amor e novas descobertas.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A