'Adeus, Idiotas' e a busca de um filho perdido

Drama francês (com toques de comédia), chegou em fevereiro nos cinemas


Vencedor de 7 Césars, 'Adeus, Idiotas' (Adieu les cons) é um drama francês (com toques de comédia) que chegou aos cinemas brasileiros no final de fevereiro, com distribuição da Polifilmes e Mares Filmes. Em pouco menos de um hora e meia, conhecemos a história de uma mãe em busca de seu filho, que foi retirado dos seus braços quando ela era uma adolescente.

Suze Trappet (Virginie Efira) é uma cabeleireira de 43 anos, que descobre uma grave doença. Além disso, o médico avisa que seu tempo de vida é limitado e sem chances de reverter o quadro. Nesse momento, ela fica pensativa e sente a necessidade de retornar a problemas do passado, causados pela falta de apoio familiar, como uma gravidez na adolescência.


Conectada a sua necessidade de encontrar o filho, Suze busca apoio no serviço social, que possivelmente tem os arquivos da adoção. Só que ela não esperava que sua visita seria em um momento conturbado, que até ajudaria em suas buscas. Jean-Baptiste Cuchas (Albert Dupontel), o chefe de tecnologia do departamento, se vê perdido ao descobrir que será substituído por uma pessoa mais jovem, mesmo mostrando eficiência nos seus trabalhos. Com a intenção de se matar com um tiro e deixar isso registrado em vídeo, ele causa uma enorme confusão no espaço de trabalho ao errar o alvo.


No momento que os dois se conhecem, junto ao chefe de arquivo Sr. Blin (Nicolas Marié), eles partem em busca do passado de Suze que ainda não sabe onde está seu filho e muito menos quem o adotou. Nesse tempo juntos, Suze e Jean-Baptiste se conectam de uma maneira inesperada, incluindo o grande final do filme, que de certa forma, surpreende.

Quando disse que o filme tem "toques de comédia" é muito direcionado a forma como a narrativa é contada. Apesar de trazer a ideia de comédia, muito mais na construção das cenas do que no texto, o drama prevalece. A protagonista é a que apresenta esse tom, de uma forma mais fria e triste, pelo medo da doença e do seu pouco tempo de vida, além da ansiedade de encontrar o filho.

'Adeus, Idiotas' é um ótimo filme, que traz uma narrativa de fácil entendimento, mas contada de uma maneira delicada e expressiva.

Imagens: © Jérôme Prébois - ADCB Films
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A