'No Ritmo da Vida' e o momento que precisamos entender nossa luta

Filme dirigido por Phil Connell, apresenta a drag queen Fishy Falters e as dificuldades de se encontrar no mundo

Com 10 prêmios na prateleira, 'No Ritmo da Vida' (Jump, Darling), o primeiro filme dirigido por Phil Connell, chegou aos cinemas no início de março, com distribuição da A2 Filmes. Com uma narrativa familiar e a busca de um sentido para seguir a vida, o filme traz um grande questionamento: você sabe pelo que você luta?

Após o fim do seu relacionamento com Justin (Andrew Bushell), Russell (Thomas Duplessie) precisa seguir em frente e principalmente entender o que quer fazer da vida. O aspirante a ator se apresenta como a drag queen Fishy Falters, enquanto busca oportunidades maiores no ramo da atuação. Porém seu ex percebeu que Russell estava acomodado demais como drag e tornou isso como um motivo para terminar o namoro.


Sem sua rede de apoio convencional, Russell retoma o contato com sua avó, Margaret (Cloris Leachman), que mora sozinha no interior e sempre disse que tinha um carro disponível para ele. Ao reencontrá-la, percebe que a idade e a falta de presença de um familiar (ou cuidador) trouxeram muitos problemas para sua avó, principalmente nos cuidados com a casa, alimentação e memórias.

Como as perspectivas para o futuro não eram muito claras, Russell decidiu ficar um tempo maior na cidade para ajudar sua avó, e também tentar se encontrar como pessoa e profissional. Como é uma cidade pequena, os espaços para a comunidade LGBTQIA+ são muito limitados. A cidade possui somente um bar que é abertamente declarado como um espaço de apoio e conforto para a comunidade e seus aliados.


Apesar da tentativa de deixar Fishy Falters de lado, no bar ele percebe que pode continuar sendo ele mesmo e percebe, principalmente, que pode se divertir fazendo o que ama. Isso vai muito de encontro com a frase dita por sua avó: "você sabe pelo que você luta?". Russell começa a perceber que a vergonha que os outros sentem dele, são unicamente dessas pessoas. Ele precisa encontrar espaços e pessoas que apoiem sua vida e ajudem a construir oportunidades para seguir.

Mesmo assim, ele ainda teve receio de comentar com sua avó sobre sua drag queen. Porém, a admiração que ele sente por ela e sua história, permitem que a conexão vá muito além da relação avó e neto, podendo seguir até para os palcos.


'No Ritmo da Vida' consegue emocionar sem fazer muito esforço. A narrativa, que poderia ter seguido para uma visão de conflito de gerações, pulou essa etapa e trouxe um enredo muito mais sentimental, com o cuidado do neto com sua avó.

Com roteiro sincero, ótimas músicas para lip sync e apresentando muitas realidades dos relacionamentos (sejam eles familiares ou amorosos), a história prende e te deixa curioso para saber mais sobre o futuro da drag queen. Mesmo sem saber se Fishy Falters atingiu a fama, é certo que Russell entendeu sua luta e, principalmente, quem está ali para apoiá-lo.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A