'45 do Segundo Tempo' e as expectativas da juventude

Filme traz Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes e Ary França no elenco


Lançado em agosto, '45 do Segundo Tempo' é um filme nacional, que mistura comédia e drama, e acompanha 3 amigos, Pedro (Tony Ramos), Ivan (Cássio Gabus Mendes) e Mariano (Ary França), que se reencontram para uma foto comemorativa, dos 40 anos da abertura do metrô de São Paulo. 


Dirigido por Luiz Villaça (De Onde Eu Te Vejo), o filme apresenta em sua narrativa temas como amizade, a passagem do tempo e o futebol. E apesar do personagem central, interpretado por Tony Ramos, trazer esse amor ao Palmeiras com mais evidência, o filme não tem só esse foco. Podemos perceber como os personagens lidam com suas questões pessoais e ainda fazem análises, comparando a vida de um com a do outro.

Te faz sentir bem que a vida dele foi pior que a sua?

Uma discussão importante, que retoma a vida dos protagonistas, é como nossos sonhos da juventude são levados para a vida adulta. Todas aquelas vontade foram realizadas? O que eles realmente fizeram para realizar tudo o que desejavam? Posso dizer que, aos 30 anos, sei que essa visão idealizada dos sonhos da juventude não são muito fáceis de realizar. Erramos, aprendemos com decepções e percebemos que aquilo que parecia fácil, pode demorar mais do que o "planejado".


A partir disso, cada personagem carrega suas insatisfações. Pedro não consegue mais manter seu restaurante italiano tradicional, localizado na Mooca. Ivan está em crise em seu relacionamento com Lilian (Denise Fraga) e também percebe que tem dificuldades de falar sobre seus sentimentos com o filho, João (Filipe Bragança). Mariano, apesar de seguir a carreira religiosa, percebe que perdeu muitas oportunidades na vida com essa escolha, seja a questão da virgindade ou dos desejos sexuais reprimidos. 


Todas essas questões ficam mais fortes quando os três resolvem visitar Soninha (Louise Cardoso), a musa inspiradora deles na infância. A viagem até a cidade natal traz inúmeras lembranças e o sentimento de entender que a realidade pode ser diferente do que você esperava. Mas nem sempre as mudanças que surgem no caminho serão ruins para o futuro.


Não podemos esquecer que mesmo com as decepções e mudanças que a vida nos proporciona, precisamos lembrar dos bons momentos e quem esteve conosco. A partir disso, podemos entender que mesmo em meio a dificuldades, nenhum esforço foi em vão. Mesmo que a corrida atrás das expectativas aconteça no final do "segundo tempo".

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A