A linha do tempo do 'Mais um pedaço', frase icônica de Regina Volpato no 'Mulheres'

O legado da vinheta mais famosa da Gazeta
Regina Volpato está finalizando um ciclo, no próximo dia 28 de julho. Após mais de 5 anos, ela se despede do 'Mulheres', da TV Gazeta. A emissora vem passando por reformulações comerciais, o que incluiu a venda do horário matinal e noturno para programação religiosa. Isso afetou toda a grade de programação e, consequentemente, as equipes e salários dos funcionários que, em maioria, tiveram uma redução de 20%.

Talvez um dos pontos mais importantes dos programas de variedades é criar uma identidade para os apresentadores. Ana Maria Braga até hoje é lembrada pela sequência de passar embaixo da mesa quando a comida estava muito boa, acompanhada dos latidos de cachorro e um longo "uhmmm". 

Regina, apesar de seguir passos diferentes, também criou sua identidade no 'Mulheres'. Além de apresentar de forma calorosa e bem humorada, comunicar com clareza aos espectadores e colaboradores do programa, sua marca também ficou no momento da culinária. 

Sempre ao provar as receitas ela chamava a vinheta do 'Mais um pedaço', que incluía uma música, arte na tela e dancinha. Claro, antes disso uma frase, que também ficou famosa: "Extremamente saboroso. E quando é muito saboroso, mas muito saboroso, o que que a gente faz? Mais um pedaço? Mais um pedaço!"

O 'Mais um pedaço' foi uma marca foi tão forte para a apresentadora que, em períodos de férias, suas substitutas não reproduziam o momento na mesa. Regina aproximou-se do público, que aguardavam essa diversão à mesa e encantou até crianças, em diversos vídeos que reposta em suas redes sociais com elas dançando a música.

De forma pessoal, comecei a acompanhar o 'Mulheres' pelo YouTube, durante a pandemia da Covid-19. Acompanhar a Regina, os culinaristas, chefs e convidados era uma das atividades que mais gostava de fazer no início da noite. O 'Mais um pedaço' foi inspirador em inúmeros momentos, para conseguir seguir os dias, replicar uma boa receita e trazer conforto para um momento tão complexo que vivemos.

Por não conseguir acompanhar a emissora por aqui*, tinha dúvidas de quando o 'Mais um pedaço' tinha sido criado. Eu não sabia se era algo que acontecia na época da Cátia Fonseca, Claudete Troiano e Ione Borges. Então fui em busca e fiz uma linha do tempo, usando como base os vídeos do YouTube oficial do programa.

O que fica claro é que foi uma fala da Regina foi natural e virou brincadeira recorrente à mesa. Em menos de um mês, já tinha virado um costume. Depois foi fixado no programa, o que trouxe muita personalidade para os momentos finais da culinária. Na sequência, confira datas e vídeos.

08/01/2018: primeiro programa da Regina, ainda como substituta das férias de Cátia Fonseca. Sem nenhum sinal do 'Mais um pedaço', nas duas receitas.
   
18/01/2018: primeiro registro da Regina falando 'Mais um Pedaço', na receita de Pudim de chocolate com coco, com Elisabeth Teodoro, a Bethinha (10:50)
   
26/02/2018: Regina já estava oficializada como apresentadora, após a saída de Cátia para a Band. No dia 26 de fevereiro foi lançado o novo cenário (que permanece até hoje) e a nova identidade visual (que ficou até 18/09/2020). Além disso, foram lançadas as hashtags #SempreJuntas #SempreMulheres
   
04/04/2018: O 'Mais um Pedaço' foi crescendo e ficando popular entre os culinaristas, que aguardavam esse momento na mesa. No vídeo, um exemplo da Dhema Rosário. O momento ainda não tinha a arte do coração ou música. (09:58)
   
20/04/2018: 'Mais um Pedaço' ganha pela primeira vez música (que se mantem até hoje) e uma vinheta simples, que foi sendo aprimorada conforme o tempo e novas identidades visuais do programa. (14:21) 

 
01/11/2019: A coreografia também foi sendo aprimorada, para acompanhar o ritmo da música. (26:28) 

 
15/07/2020: Mesmo com as adaptações pela pandemia de covid-19, o 'Mais um Pedaço' se manteve presente.
   
21/09/2020: Com a estreia da nova identidade visual do programa, que estava prestes a comemorar 40 anos, o 'Mais um Pedaço' ganhou uma nova vinheta. (23:00)
   
17/07/2023: A vinheta é utilizada até hoje.
   
Ainda temos pouco mais de uma semana para acompanhar a Regina Volpato na Gazeta, e já fico na torcida para que não fique tanto tempo afastada das telas. Também torço que o legado do 'Mais um pedaço' siga com ela para outra emissora ou até para produções online, afinal, seu canal no YouTube e suas redes sociais são muito bons!

No dia 31 de julho, o 'Mulheres' lança uma nova fase, com resgate da marca "Parceirinhas", referenciando a fase de Ione e Claudete, mas agora com Pamela Domingues (repórter do 'Mulheres') e Regiane Tápias (apresentadora do 'Revista da Cidade'). As duas eram as substitutas oficiais da Regina em momentos de férias. Fica agora o desafio de criar uma nova identidade própria para o programa e apresentação. 

*Em Santa Maria-RS a TV Gazeta não tem uma transmissão oficial. Inclusive esse é um dos grandes defeitos da emissora: não disponibilizar a transmissão do canal para todo o Brasil. Inclusive o player online ao vivo é terrível e poderia ser substituído por uma live no YouTube, assim como muitas emissoras fazem.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A