Uma viagem de presente no livro 'Uma Canção em Nova York', de Rosana Rios

Livro faz parte da 'Coleção Intercâmbio'

O livro 'Uma Canção em Nova York', de Rosana Rios, foi lançado pela FTD e faz parte da 'Coleção Intercâmbio'. O livro conta a história de Alex, um adolescente que mora no Brasil e sua tia o convida para passar uma temporada em Nova York, para aperfeiçoar a língua inglesa como um “presente” de formatura da 8ª série (onde encontro uma tia dessas? Tem pra vender?!). Apesar do medo de seus pais, a tia os convence e Alex vai para os EUA estudar durante 10 meses.

Como estrangeiro, sofreu muito no início com a mudança climática (ele foi em fevereiro, no fim do inverno americano), comidas diferentes e que, na maioria das vezes, era ruim e mal feita, dificuldade de comunicação, pois tinha um inglês muito básico, preconceito na escola de línguas, pois os colegas chamavam os latinos de cucarachas, etc..

Claro que como o livro é contado em Nova York, temos a explicações de como entender as ruas, o que é West e East e como utilizar o metrô. Além disso, os principais pontos turísticos da “Big Apple” são apresentados, por exemplo, o Rockefeller Center, o MoMA, as ruas e musicais da Broadway e off-Broadway, a Biblioteca Pública, Julliard e muitos outros pontos importantes da cidade. Mas um dos pontos mais importantes para Alex é quando ele conhece a moradia de John Lennon, a sua grande inspiração.

E como não poderia faltar um romance, Alex conhece Ana, uma brasileira que mora há alguns anos nos EUA com seu pai e madrasta. Ela estuda em uma escola pública e a melhor jogadora do time de futebol feminino e com isso, conseguiu uma bolsa de estudos em uma High School de Manhattan. Porém, Ana tinha um segredo, ela era perseguida por alguém quem nunca conseguia identificar o rosto ou voz, mas sabia que ele tocava flauta e escrevia trechos de músicas com giz nas paredes onde as personagens passavam.

Será que Alex consegue sobreviver a “cidade que nunca dorme”? Irão descobrir quem é o perseguidor?

O livro é uma boa dica para quem pretende algum dia viajar para o exterior e entender um pouco da cultura. Além de ser curto (205 páginas), traz mais 30 páginas com fotos dos principais pontos turísticos citados no livro, um texto da organizadora da Coleção Intercâmbio, um mapa dos EUA, uma biografia da autora Rosana Rios e uma biografia do grande inspirador das personagens e do livro em si, John Lennon e algumas frases e trechos de músicas.

Espero que tenham gostado do post e procurem o livro para ler, principalmente os que querem viajar ou já foram. O livro está disponível na Amazon.

A+
A