Reprodução/Divulgação

'Exorcismo', de Thomas B. Allen


O livro ‘Exorcismo’, do autor e jornalista americano Thomas B. Allen, é um relato detalhado sobre um caso real de possessão demoníaca, ocorrido em 1949 nos Estados Unidos.

Robbie (que assim como sua família teve a identidade preservada) era um menino de 14 anos, morador da pacata cidade Maryland e que levava uma vida tranquila e normal como qualquer garoto da sua idade, até que em janeiro de 1949 começa a apresentar sinais de possessão. Tudo começa quando Robbie ganha de sua tia Harriet um tabuleiro Ouija. Encorajado por ela e suas histórias espíritas, o jovem passa então a “brincar” com o tabuleiro para se comunicar com espíritos. 

É após o falecimento dessa tia que fenômenos estranhos acontecem: a família passa a ouvir barulho de arranhões embaixo da cama e passos ao redor dela, objetos se movem sem explicação aparente e tremores no colchão. Inicialmente esses fenômenos acontecem somente no quarto do menino e sempre momentos antes de dormir, mas com o decorrer do tempo acontecem onde quer que Robbie esteja. Assustados e aflitos, a família decide então procurar ajuda médica e religiosa.

‘Exorcismo’ é um relato jornalístico e isso fica muito claro na escrita do autor, na escolha das palavras e na forma como ele relata os acontecimentos, sendo basicamente um artigo técnico sobre o caso. Para a criação do livro, Thomas B. Allen usou como base o diário mantido por um dos padres responsáveis pelo exorcismo, fazendo com que o livro fique cansativo e repetitivo, pois descreve detalhadamente as várias sessões, explica termos e conceitos, traz passagens da bíblia que são lidas durante um exorcismo e nos conta um pouco da história e hierarquia da igreja católica. 

No final do livro, o autor traz as 26 páginas do diário do exorcismo escrito pelo padre Bishop, servindo como um resumo da história. O livro traz também ‘notas do autor’ e ‘notas dos capítulos’ onde Allen procura elucidar algumas informações. Enfim, não é um livro ruim, a meu ver também não é incrível, mas pode ser bem atrativo para quem se interessa pelo assunto. Um fato interessante é que a história desse exorcismo serviu de inspiração para 'O Exorcista', de William Peter Blatty.

Compre 'Exorcismo'

'Exorcismo', de Thomas B. Allen 'Exorcismo', de Thomas B. Allen Reviewed by Maiara Lima on terça-feira, maio 02, 2017 Rating: 5

0 COMENTÁRIOS

Postar um comentário

comentários
DISQUS