'Exorcismo', de Thomas B. Allen

O livro ‘Exorcismo’ , do autor e jornalista americano Thomas B. Allen , é um relato detalhado sobre um caso real de possessão demoníac…

O livro ‘Exorcismo’, do autor e jornalista americano Thomas B. Allen, é um relato detalhado sobre um caso real de possessão demoníaca, ocorrido em 1949 nos Estados Unidos.

Robbie (que assim como sua família teve a identidade preservada) era um menino de 14 anos, morador da pacata cidade Maryland e que levava uma vida tranquila e normal como qualquer garoto da sua idade, até que em janeiro de 1949 começa a apresentar sinais de possessão. Tudo começa quando Robbie ganha de sua tia Harriet um tabuleiro Ouija. Encorajado por ela e suas histórias espíritas, o jovem passa então a “brincar” com o tabuleiro para se comunicar com espíritos. 

É após o falecimento dessa tia que fenômenos estranhos acontecem: a família passa a ouvir barulho de arranhões embaixo da cama e passos ao redor dela, objetos se movem sem explicação aparente e tremores no colchão. Inicialmente esses fenômenos acontecem somente no quarto do menino e sempre momentos antes de dormir, mas com o decorrer do tempo acontecem onde quer que Robbie esteja. Assustados e aflitos, a família decide então procurar ajuda médica e religiosa.

‘Exorcismo’ é um relato jornalístico e isso fica muito claro na escrita do autor, na escolha das palavras e na forma como ele relata os acontecimentos, sendo basicamente um artigo técnico sobre o caso. Para a criação do livro, Thomas B. Allen usou como base o diário mantido por um dos padres responsáveis pelo exorcismo, fazendo com que o livro fique cansativo e repetitivo, pois descreve detalhadamente as várias sessões, explica termos e conceitos, traz passagens da bíblia que são lidas durante um exorcismo e nos conta um pouco da história e hierarquia da igreja católica. 

No final do livro, o autor traz as 26 páginas do diário do exorcismo escrito pelo padre Bishop, servindo como um resumo da história. O livro traz também ‘notas do autor’ e ‘notas dos capítulos’ onde Allen procura elucidar algumas informações. Enfim, não é um livro ruim, a meu ver também não é incrível, mas pode ser bem atrativo para quem se interessa pelo assunto. Um fato interessante é que a história desse exorcismo serviu de inspiração para 'O Exorcista', de William Peter Blatty.

Compre 'Exorcismo'
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A