'Um Pequeno Favor', de Darcey Bell

Uma amizade improvável, mistérios e reviravoltas são alguns dos elementos principais em 'Um Pequeno Favor' , de Darcey Bell , l…

Uma amizade improvável, mistérios e reviravoltas são alguns dos elementos principais em 'Um Pequeno Favor', de Darcey Bell, lançado pela Bertrand Brasil.

A história começa com a reprodução de uma postagem do blog de Stephanie, onde relata que sua melhor amiga, Emily, está desaparecida há dois dias. “Algo terrível aconteceu. Minha amiga sumiu. Não tenho a menor ideia de onde está”, escreveu ela na esperança de que seus leitores tenham alguma informação para ajudá-la a descobrir o que está acontecendo. Por onde andará Emily?

Stephanie é dona de casa e mãe devotada do pequeno Miles, e uma de suas principais atividades é manter um blog voltado para outras mães, que assim como ela, tenham interesse em compartilhar suas histórias, para que possam crescer juntas. Viúva, Stephanie mora sozinha com o filho. E, sem familiares por perto, seu vínculo mais próximo é com Emily, uma mãe que conhecera enquanto buscava o filho na escola em um dia chuvoso.

Emily apresenta-se através dos olhos de Stephanie, que descreve a amiga como uma bela mulher, que trabalha no ramo da moda e exala elegância por onde passa. Não apenas em suas roupas, mas em sua postura confiante e realizada. Casada com Sean, e mãe de Nicky, Emily aparenta ser a personificação da perfeição. Um tanto contrário a personalidade de Stepahnie, que se mostra menos requintada e com fortes influências ao comportamento de uma mulher dona de casa de algumas décadas atrás.

Mesmo que com personalidades distintas, Stephanie e Emily se tornam muito próximas. O que começa apenas com uma forma de unir os filhos para brincarem juntos num final de tarde, torna-se uma grande amizade. Ao menos era o que Stepanhie pensava, até o dia em que Emily pediu para que ela buscasse Nicky na escola, e não apareceu para pegá-lo no final do dia. Sem saber o que aconteceu com a amiga, Stephanie começa a perceber que havia muitas coisas que ela não conhecia sobre ela.

Na busca por informações sobre o paradeiro de Emily, Stephanie se aproxima do marido da amiga, Sean, quem ela realmente nunca tinha conhecido, a não ser por breves encontros sociais, ou através das coisas que Emily a contara sobre o casamento deles. E muitas coisas não encaixavam entre a imagem que Stephanie tinha de Sean, com a pessoa que ela estava conhecendo, enquanto ajudava-o a cuidar do filho, que lamentava a ausência de sua mãe.

A história é dividida em quatro formas, sendo as publicações do blog de Stephanie contrapostas à versão real daquilo que havia postado online, e as versões de Emily e Sean para os acontecimentos. Estrutura que torna a leitura dinâmica e atraente. A reprodução do que é postado no blog é uma forma inteligente e instigante. Não só por contar o que ia acontecendo, mas também por deixar uma crítica ao fato de que nem tudo que se posta na internet é realmente verdade, já que logo em seguida os personagens ampliavam suas histórias e revelavam o que realmente eram fatos.

As quatro versões da história são essenciais também para dar vida às inúmeras reviravoltas que a narrativa apresenta. Assim como em um momento acredita-se que algo aconteceu de tal forma, no capítulo seguinte tem-se acesso a novas informações e percebe-se que o caso está longe de ser resolvido. Um dos momentos mais chocantes é quando um novo personagem é adicionado a história na segunda metade do livro, e coloca em dúvida tudo que se pensava até então.

'Um Pequeno Favor' ganhou uma adaptação para os cinemas, com Anna Kendrick e Blake Lively dando vida à Stephanie e Emily, respectivamente. Para quem acompanha a carreira das atrizes, suas imagens associadas aos personagens dão à leitura um toque especial, principalmente por que é possível encaixar características de Anna e Blake, ao que é descrito como partes da personalidade de Stephanie e Emily.



Uma recomendação para quando você for ler o livro: leia o máximo de páginas possíveis do final juntas. Como são muitas reviravoltas acontecendo, pode-se perder um pouco a intensidade das revelações se forem lidas uma a uma.

É provável que quanto maior for o número de descobertas que se tenham juntas, maior será o impacto dos mistérios revelados. Isso, por sinal, deve funcionar bem no filme, onde a linguagem cinematográfica costuma deixar para seus momentos finais aquela "chuva" de informações, para que o público saia do cinema realmente surpreso. Pelo menos essa é a expectativa!

Compre 'Um Pequeno Favor', de Darcey Bell (Capa Original)
Compre 'Um Pequeno Favor', de Darcey Bell (Capa do Filme)
Amazon | Livraria Cultura | Submarino | Americanas
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A