Com uma comédia familiar, 'As Crônicas de Cucu' garante muitas risadas

Série está disponível na HBO Max


Disponibilizada no final de junho na HBO Max, 'As Crônicas de Cucu' (Gordita Chronicles) é uma série com 10 episódios, de meia hora cada, que apresenta a vida de Carlota Castelli (Olivia Goncalves), mais conhecida pela família e amigos como Cucu. Ela, seus pais e irmã estão de mudança de Santo Domingo, na República Dominicana, para Miami, na Califórnia, Estados Unidos.

Em 1985, o "Sonho Americano" era algo muito presente na comunidade latina, que via os EUA como uma oportunidade de ascender financeiramente. Na série, o pai de Cucu, Victor (Juan Javier Cardenas), é promovido em uma empresa de aviação, para o cargo de vice presidente nas relações da América Latina. 


Apesar de ser uma proposta surpreendente, chegando no país ele vê que não seria possível manter alguns luxos que possuíam na terra natal. Apesar desses empecilhos iniciais, Cucu, sua mãe, Adela (Diana-Maria Riva), e irmã, Emilia (Savannah Nicole Ruiz), estão animadas para recomeçar, fazer novas amizades e, principalmente, mostrar a cultura latina para as pessoas que os cercam.

Cucu e Emilia tem personalidades muito diferentes e seus primeiros dias na escola nova são um pouco conturbados. Cucu busca espaço para se sentir inclusa no ambiente escolar e se une a Yoshy (Noah Rico) e Ashley (Cosette Hauer) para desenvolver soluções para uma promessa que fez para o baile da escola. Já Emilia tenta se conectar com as garotas populares, ao mesmo tempo que já começa a criar um certo interesse por um garoto, que não a trata nada bem.


Cucu se sai muito bem nas soluções que precisa encontrar, principalmente as que envolvem relacionamentos familiares e amigos. Consegue perceber alguns de seus erros e mesmo assim busca apoio emocional quando necessário. Até dicas mirabolantes de vizinhas que ensinam a "como fazer o peito crescer mais rápido na adolescência".

A personagem ainda discute algumas situações que acompanham o apelido Gordita, utilizado por sua família na República Dominicana. Ao chegar nos Estados Unidos ela percebe que aquela versão carinhosa da palavra ganhava outro significado e que de certa forma a machucava. Isso faz com que ela mude seu espaço de uso da expressão, ocorrendo mais em casa, entre seus familiares. 

Além disso, é incluído em sua narrativa escolar a mistura do espanhol com o inglês, que inicialmente para Cucu é difícil de focar em um único idioma (e os desdobramentos desse episódio são maravilhosos!)


Sua irmã, Emilia ainda é uma garota insegura, que busca a aprovação dos outros, muito mais pela aparência do que por fazer bem feito. Ela só começa a perceber que precisa demonstrar mais sua personalidade quando começa a frequentar o clube de teatro, onde conhece Rigo (Noah Cottrell) e seus amigos.

Já Adela é uma mãe preocupada, demonstra toda o carinho e presença que já conhecemos das mães latinas em séries e filmes. Apesar disso, ela percebe que sente falta de ajudar na família com algo além da presença e atividades do lar. Com o exemplo de suas vizinhas e amigas, vê que retornar ao trabalho é algo extremamente necessário para seu bem estar.


O humor na série é surpreendente. Olivia Goncalves, tem um tom de comédia perfeito e sabe usá-lo muito bem com seus colegas ou até mesmo nas cenas que está sozinha em seu quarto ou escola. Como protagonista, ela carrega muito bem a série mas deixa aberto o espaço para os outros brilharem com ela. Como primeiro trabalho, sem dúvidas, ela será uma grande aposta para futuros projetos dentro da HBO Max ou outras plataformas, canais ou cinema.

Ainda comentando sobre o humor, os coadjuvantes tem muitas conexões que colaboram com a criação de momentos e cenas. Um núcleo importante são as amigas de Emilia. Todas latinas, com suas diferentes características físicas e comportamentais, mais que um simples grito de "BESITOS!" já fazem uma cena mudar totalmente, de uma situação difícil para uma engraçada.


Outro que merece destaque é o núcleo do trabalho de Victor. Com um chefe louco e preconceituoso, ele e seus colegas, como Betsy (Loni Love) e Craig (Ian Reed Kesler), precisam mostrar suas diferentes formas de trabalho. Além disso, mostram como é difícil conviver com um chefe que é muito rico e perde a noção do básico da empresa: o convívio social.

Um ponto importante da série é que sua narrativa é guiada com a narração da versão adulta de Cucu, com a voz é de Dascha Polanco (Em um Bairro de Nova York). Diferente de outras séries que trazem essa perspectiva, como 'Diário de uma Futura Presidente', a atriz não apareceu em cena. Obviamente que, com o crescimento da personagem em possíveis novas temporadas, essa presença pode ser muito possível.

A série criada por Claudia Forestieri (Selena: A Série), tem como produtoras executivas Eva Longoria e Zoe Saldaña. Com final aberto a continuação (que finaliza com uma declaração bombástica), a série ainda não foi renovada para uma segunda temporada.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A