'Alma de Cozinheira' marca a estreia de Paola Carosella no GNT

Programa mistura receitas, entrevistas e podcast


Paola Carosella estreou na televisão brasileira em 2014, com a chegada do MasterChef Brasil na Band. Nesse tempo, a chef conhecida pelo restaurante Arturito e La Guapa, ganhou projeção nacional, lançou o livro 'Todas as Sextas' pela Melhoramenos em 2016, foi para o YouTube e, antes de lançar seu programa solo, participou como jurada no desafio dominical 'Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua', da Globo.

'Alma de Cozinheira' chegou ao GNT na quarta, 03 de maio, apresentando uma mistura do que já conhecemos nos programas de culinária: receitas e muita conversa. Sua estreia foi com Juliette e Fátima Bernardes, duas pessoas eloquentes, com boas histórias e que foram um acerto para a estreia de Paola.

Desde a época do YouTube é muito claro que Paola é uma ótima pessoa para ensinar os passos de receitas, das mais simples às mais complexas. Só que o grande foco do programa não é esse, apesar de mostrar, rapidamente, alguns processos para os pratos que serão servidos aos convidados.

O interessante do programa é criar a atmosfera que os convidados são "de casa". Estão ali conversando na cozinha, experimentando os pratos, mudam de lugar, vão para a mesa do jantar; para a sobremesa, retornam a cozinha, e ainda lavam a louça. Isso tudo com muita tranquilidade, apesar da edição do programa deixar tudo um pouco acelerado.

Antes de escrever sobre, percebi que precisava entender a experiência completa do 'Alma de Cozinheira'. Afinal, ele não é só um programa de TV, é também um podcast. Nele você encontra as conversas completas, inclusive a final, que é no momento que a louça está sendo lavada. Na estreia, ficou por conta da Fátima Bernardes.

Com os cortes necessários da TV, o programa fica com 40 minutos; o podcast com 1 hora. Considerando as receitas, que estão completas no Youtube, são quase 1h20 de programa. Ou seja, a experiência completa é multiplataforma. Sem esquecer, que partir de 9 de maio, no Youtube do Receitas, será lançado um spin-off digital do programa, com o retrato das diferentes "almas" de cozinheira que existem Brasil afora.

Apesar disso, confesso que ainda achei a conversa completa no podcast muito boa. A edição da TV cortou detalhes. Já as receitas, acompanhar pelo YouTube é um costume que já tenho, então não foi um problema.

Para um programa semanal, 'Alma de Cozinheira' funciona muito bem, ainda mais variando os convidados, que fazem relatos próprios sobre sua história, culinária e pratos afetivos. É possível perceber uma atenção muito grande de Paola com os espaços de fala dos convidados e ainda assim, com liberdade para contar sobre suas experiências.

O programa é exibido todas as quartas, 21h30, no GNT (com reprises na programação), Globoplay ou Canais Globo

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A