As Crônicas de Nárnia: afinal, vai ter reboot ou não?

Preciso confessar que essa matéria sobre o 4º filme de 'As Crônicas de Nárnia' foi uma das mais difíceis de finalizar nos últim…

Preciso confessar que essa matéria sobre o 4º filme de 'As Crônicas de Nárnia' foi uma das mais difíceis de finalizar nos últimos dias, principalmente pela grande quantidade de informações avulsas e traduções erradas que encontrava por aí. Pensando nisso resolvi ir buscar o maior número de informações sobre 'A Cadeira de Prata' e o tal reboot - que já aviso, NÃO FOI CONFIRMADO (ainda). Então vamos do início!

Após o fraquíssimo 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada' foi criada a dúvida se o 4º filme realmente sairia do papel ou não. A Walden Media dizia que sim, mas não garantia para quando. Em 2011, foi comentado que a produtora teria escolhido 'O Sobrinho do Mago' como próximo filme da franquia, fugindo da ordem de publicação dos livros. Nesse meio tempo a FOX já tinha desistido de ficar responsável pela distribuição dos próximos filmes.

Até que em outubro de 2013 a família de C.S. Lewis, responsável pela C.S. Lewis Company, anunciou uma parceria com a The Mark Gordon Company para produção de ‘A Cadeira de Prata’. Ou seja, era o fim do contrato com a Walden Media, que já tinha levado os 3 primeiros filmes para serem distribuídos pela Disney ('O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' e 'Principe Caspian') e FOX ('A Viagem do Peregrino da Alvorada'). E assim, a franquia voltou a seguir a ordem de publicação dos livros.

Em dezembro de 2013, David Magee (‘As Aventuras de Pi’), foi anunciado como roteirista do novo filme. Depois houve um hiato de informações sobre a produção, até que em junho de 2015, o roteirista anunciou que finalizou o roteiro do filme em seu twitter. Assim a mídia internacional ficou muito interessada no andamento da produção cinematográfica.

Para a surpresa dos fãs, em 12 de janeiro de 2016, Haleigh Foutch do Collider, anunciou um "reboot" da franquia 'As Crônicas de Nárnia' logo no título de seu artigo. No texto temos 5 frases de Mark Gordon, atual produtor do 4º filme, e logo no início, ela comenta que o novo filme é um tipo de "rebirth", ou seja, renascimento. E vamos combinar que "rebirth" é bem diferente de "reboot" (reinício) - em alguns momentos podem ser sinônimos, mas não nesse caso.

Portanto, ela utilizou "reboot" no título para chamar a atenção do público. Mas vamos ao que foi dito pelo produtor. Quando questionado sobre o início da produção do 4º filme, Gordon disse:

Nós esperamos estar prontos para produzir o filme muito em breve. Estamos animados com este trabalho.

Logo após Foutch questionou sobre o retorno do elenco dos filmes anteriores. Mark Gordon respondeu:

Não, essa será uma franquia totalmente nova. Tudo original. Com personagens originais, diretores diferentes e uma nova equipe que está sendo formada.

Porém, o que o produtor diz faz todo o sentido com 'A Cadeira de Prata': a história acontece 70 anos após o 3º livro/filme. Mesmo que não seja apresentado um grande um envelhecimento físico de um dos personagens nos livros, deve ser mais fácil encontrar um novo elenco para o novo filme do que encaixar a agenda dos atores anteriores. Sem contar que como nada está confirmado, nada impede termos uma surpresa quando o elenco for apresentado pela produção. E outra, os irmãos Pevensie não aparecem nessa história. Qual seria a razão de chamá-los para o elenco do filme?

Sinceramente, o personagem mais significativo dos outros filmes é Aslan, que poderia ter sua voz mantida, mas isso é uma questão contratual e financeira, da produção com o elenco. Porque vamos combinar, uma franquia que precisa passar por 3 produtoras e 2 distribuidoras não é muito bem vista pelo mercado cinematográfico.

Ou seja, querido leitor, em NENHUM momento foi confirmado um reboot de 'As Crônicas de Nárnia'. Apenas o retorno da franquia com uma nova produtora (incluindo equipe e elenco), que, em função de erros em roteiros anteriores, não teve o retorno financeiro esperado pelas distribuidoras e está a mais de 5 anos parada.

E para deixar bem claro, não é impossível que os 3 primeiros filmes sejam refeitos pela produtora atual. Isso vai depender do que foi colocado no contrato dos filmes anteriores (com Walden Media, Disney e FOX) e também de como será o retorno de bilheteria mundialmente. E se isso acontecer será após  'A Última Batalha' já que eles pretendem seguir a sequência de publicação dos livros.

Infelizmente, as vezes temos que apelar nos títulos para chamar a atenção, mas até que ponto vale a pena dizer algo não está realmente confirmado? Como disse Katharine Trendacosta, do GizModo, até mudar o significado das palavras "está valendo" para chamar a atenção.

Espero ter tirado a dúvida de algum fã ou curioso sobre cinema. Pelo menos pra mim, depois de unir todos esses fatos, tudo ficou mais claro.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A